A segurança no trânsito é algo essencial para todo mundo. Uma direção responsável é uma das principais garantias que se pode ter para assegurar a integridade física de todos que circulam pelas vias terrestres. Há bons e maus motoristas, sendo que obviamente os maus cometem costumam fazer coisas erradas que podem prejudicar a todos. No entanto, todos devem saber o que pode e o que não pode fazer.

CLIQUE AQUI E COTE ONLINE SEGURO AUTO PARA SEU VEÍCULO

Mesmo aqueles que se julgam bons motoristas pode, eventualmente, ter uma má condução no trânsito, cometer erros propositadamente, com aquele velho intuito de “dar um jeitinho” e com o pensamentamento de que “ninguém está vendo mesmo”. Há ainda uma série de infrações de trânsito que as pessoas podem sequer saber que é errado, mas estarem cometendo.

Ao longo desse artigo, mostraremos o que pode e o que não pode ao volante, a fim de gerar um trânsito mais seguro e tranquilo e também fugir de multas.

Dicas para ter mais segurança no trânsito

Erros no trânsito podem provoca acidentes e muitas vezes eles serem fatais. Para evitar que esse tipo de coisa aconteça ou então evitar que você leve alguma multa, vamos fornecer abaixo algumas indicações sobre o que pode e o que não pode ao volante.

  • Beber quando for dirigir

Esse é sem sombra de dúvida um dos erros ao volante mais conhecido que existe. Dirigir enquanto você está sob o efeito do álcool, de acordo com o artigo nº165 do Código Brasileiro de Trânsito é um crime gravíssimo. Mesmo todos tendo ciência disso, acidentes causados por motoristas alcoolizados se tornam cada dia mais comuns.

É bastante frequente observar motoristas dizerem que conseguem conduzir bem o veículo mesmo tendo bebido, por conta da falsa sensação de bem-estar e tranquilidade que o álcool proporciona.

  • Ultrapassar o limite de velocidade

A velocidade praticada nas vias de trânsito devem ser sempre adequadas com as condições e elementos presentes no mesmo. Isso deve ser ainda mais reforçado caso as condições do trânsito estejam se apresentando como adversas em um determinado momento. Quando se ultrapassa o limite de velocidade permitido, isso reduz drasticamente as chances de reação em caso de acidente.

  • Desrespeitar as regras de ultrapassagem

Outro erro bastante frequente ao volante são as ultrapassagens proibidas, ou seja, que desrespeitam as regras estabelecidas. Quando se comete um ato desse, amplia-se as variáveis do que pode acontecer e aliando-se a uma velocidade acima do permitido, acabam gerando alguns dos piores acidentes.

  • Usar o celular enquanto estiver dirigindo

Conduzir um veículo é algo que demanda atenção constante. As distrações podem ocasionar acidentes e um dos maiores provocadores dessas distrações é o celular. A quantidade de acidente por uso de celular ao volante tem aumentado.

  • Não usar as setas

Antes de se realizar qualquer manobra, o condutor precisa dar seta, indicando para onde está se dirigindo, evidenciando com antecedência as ações a serem realizadas. Quando isso não é feito, fica difícil prever qualquer ação e aumentar a segurança no trânsito.

Conduzindo o veículo com segurança e evitando multas

Essas são apenas algumas das muitas coisas sobre o que pode e o que não pode ao volante. Para saber mais itens e detalhes, seja um bom motorista e leia com atenção todo o Código de Trânsito Brasileiro. A sua vida agradece.