A segurança no trânsito é algo essencial para todo mundo. Uma direção responsável é uma das principais garantias que se pode ter para assegurar a integridade física de todos que circulam pelas vias terrestres. Há bons e maus motoristas, sendo que obviamente os maus cometem costumam fazer coisas erradas que podem prejudicar a todos. No entanto, todos devem saber o que pode e o que não pode fazer.

Mesmo aqueles que se julgam bons motoristas pode, eventualmente, ter uma má condução no trânsito, cometer erros propositadamente, com aquele velho intuito de “dar um jeitinho” e com o pensamentamento de que “ninguém está vendo mesmo”. Há ainda uma série de infrações de trânsito que as pessoas podem sequer saber que é errado, mas estarem cometendo.

Ao longo desse artigo, mostraremos o que pode e o que não pode ao volante, a fim de gerar um trânsito mais seguro e tranquilo e também fugir de multas.

Dicas para ter mais segurança no trânsito

Erros no trânsito podem provoca acidentes e muitas vezes eles serem fatais. Para evitar que esse tipo de coisa aconteça ou então evitar que você leve alguma multa, vamos fornecer abaixo algumas indicações sobre o que pode e o que não pode ao volante.

  • Beber quando for dirigir

Esse é sem sombra de dúvida um dos erros ao volante mais conhecido que existe. Dirigir enquanto você está sob o efeito do álcool, de acordo com o artigo nº165 do Código Brasileiro de Trânsito é um crime gravíssimo. Mesmo todos tendo ciência disso, acidentes causados por motoristas alcoolizados se tornam cada dia mais comuns.

É bastante frequente observar motoristas dizerem que conseguem conduzir bem o veículo mesmo tendo bebido, por conta da falsa sensação de bem-estar e tranquilidade que o álcool proporciona.

  • Ultrapassar o limite de velocidade

A velocidade praticada nas vias de trânsito devem ser sempre adequadas com as condições e elementos presentes no mesmo. Isso deve ser ainda mais reforçado caso as condições do trânsito estejam se apresentando como adversas em um determinado momento. Quando se ultrapassa o limite de velocidade permitido, isso reduz drasticamente as chances de reação em caso de acidente.

  • Desrespeitar as regras de ultrapassagem

Outro erro bastante frequente ao volante são as ultrapassagens proibidas, ou seja, que desrespeitam as regras estabelecidas. Quando se comete um ato desse, amplia-se as variáveis do que pode acontecer e aliando-se a uma velocidade acima do permitido, acabam gerando alguns dos piores acidentes.

  • Usar o celular enquanto estiver dirigindo

Conduzir um veículo é algo que demanda atenção constante. As distrações podem ocasionar acidentes e um dos maiores provocadores dessas distrações é o celular. A quantidade de acidente por uso de celular ao volante tem aumentado.

  • Não usar as setas

Antes de se realizar qualquer manobra, o condutor precisa dar seta, indicando para onde está se dirigindo, evidenciando com antecedência as ações a serem realizadas. Quando isso não é feito, fica difícil prever qualquer ação e aumentar a segurança no trânsito.

Conduzindo o veículo com segurança e evitando multas

Essas são apenas algumas das muitas coisas sobre o que pode e o que não pode ao volante. Para saber mais itens e detalhes, seja um bom motorista e leia com atenção todo o Código de Trânsito Brasileiro. A sua vida agradece.