Carros com isenção. Poucos brasileiros têm conhecimento sobre essa informação, mas muitas pessoas têm direito à isenção dos impostos que compõe o preço de um automóvel: IPI, ICMS, IOF e IPVA. Pessoas que possuam doenças crônicas, degenerativas, responsáveis por influenciar a movimentação de partes do corpo, limitar os movimentos ou ainda, causar dores ou incômodo ao motorista após movimentos repetitivos, podem solicitar essa isenção.

O valor do desconto chega a representar quase 30% do valor do veículo! Por isso, os motoristas têm buscado se informar melhor sobre essa lei e também sobre os documentos necessários para prosseguir com a solicitação de isenção. Alguns estudos recentes apontam que praticamente 20% dos motoristas brasileiros podem conseguir esse desconto.

Esse número é expressivo pelo fato da lei garantir que em alguns casos os familiares de pessoas com doença também tenham direito a essa isenção de impostos. O governo entende que se uma pessoa doente precisa de outra pessoa para levá-la, então o motorista também tem direito a essa isenção.

Quando o motorista tem alguma doença que prejudique a movimentação do seu corpo, ele pode solicitar um automóvel com as adaptações necessárias para dirigi-lo. No caso de o condutor ter liberdade para se mover, mas os movimentos repetitivos causam dores e incômodos, ele pode solicitar isenção de impostos dos veículos com direção automática.

Quais doenças dão direito a isenção de impostos na compra de um carro novo?

Ao contrário do que muitos pensam, não apenas pessoas com deficiência física tem direito a carros com isenção de impostos na compra de um novo, mas também, qualquer portador de uma das doenças listadas abaixo, que prejudicam a movimentação do condutor ou causam dores após movimentos repetitivos. Veja a seguir:

Amputação
Artrodrese
Artrite
Artrogripose
Câncer de Próstata Pós Cirúrgico
Cardiopatias
Cirurgia da Coluna
Cirurgia de Joelho
Cirurgia de Punho
Cirurgia e/ou Lesão de Ombro
Condromalácia Patelar
Deficiência Mental
Deficiência Visual
Doença de Parkinson
Encurtamento de Membros
Esclerose Múltipla
Escoliose Acentuada
Espondilite Anquilosaste
Estomias
Hérnia de Disco
Insuficiência Renal
Lesão por Esforço Repetitivo (LER)
Má Formação
Mastectomia
Nanismo
Neuropatias Diabéticas
Ostomia
Paralisia
Paralisia Cerebral
Poliomielite
Problemas Graves na Coluna
Prótese de Fêmur
Prótese Interna ou Externa
Quadrantectomia
HIV
Síndrome do Túnel do Carpo
Talidomida
Tendinite Crônica
Tetraplegia

Essas patologias têm em comum o fato de influenciarem na movimentação das pessoas, pois limitam o movimento de membros do corpo, ou então, causam dores ao condutor após pouco tempo realizando movimentos repetitivos. Pelo que é possível notar, a lista é longa e com diversas doenças diferentes.

Como conseguir carros com isenção de impostos?

O fluxo para solicitar a isenção de impostos para carros novos é longo e exige várias visitas a lugares diferentes. Você terá que comparecer ao Detran, autoescola, concessionária e receita federal. É importante lembrar que quem vai definir se você tem ou não direito a compra do carro é o perito do Detran.

A aprovação parte da Receita Federal, depois de encaminhar todos os documentos necessários a esse órgão, em caso de aprovação, ele comunicará a concessionária de sua preferência que irá providenciar o carro adaptado as suas condições de uso e com o desconto tão desejado por você.