O ar condicionado veicular é um item acessório que tem cada vez mais sido procurado e devidamente incluído nos carros, desde a sua respectiva saída da montadora. Ter um ar condicionado em nosso carro pode ser incrivelmente interessante para quem vive no Brasil. As altas temperaturas, sobretudo no período de verão, podem tornar desconfortável permanecer no carro e o ar condicionado pode tornar isso mais agradável.

No entanto, não se pode usar o ar condicionado de maneira. É fundamental que ele seja utilizado de forma correta, para que ele tenha uma durabilidade bem maior, mantendo-se em plenas condições e nos proporcionando inúmeros benefícios.

Como manter o funcionamento correto do ar condicionado veicular?

É altamente recomendado que você ligue o ar condicionado veicular ao menos uma vez por semana. Isso vai auxiliá-lo a se manter em condições plenas de funcionamento. Pode parecer um tanto quanto surreal, mas é a mais pura verdade: liga-lo de vez em quando vai fazer com que ele sempre funcione bem, da melhor forma possível.

Quando o ar condicionado fica muito tempo parado, ele pode acabar perdendo uma parcela considerável do gás refrigerante. Nesse caso, não adianta somente repor a quantidade de gás perdida. É importante ligá-lo.

Como utilizar o ar condicionado em um carro que ficou muito tempo exposto ao sol?

Antes de ligar o ar condicionado, indicamos que você abra todas as portas e janelas do carro, para o calor se dissipar mais rápido. Deixe ele aberto dessa forma por alguns segundos. Após aguardar alguns instantes, ligue o carro, comece a dirigi-lo normalmente, ainda com as janelas abertas. Isso vai ajudar a fazer todo o calor ir embora.

Depois disso, ligue o ar condicionado, lembrando-se de direcionar as saídas de ar do mesmo para cima, para que o ar frio possa cair e poder refrescar uma área mais extensa. Somente depois de algum tempo você deve finalmente fechar os vidros.

Lembrando que você não precisa usar o ar condicionado apenas em um dia muito quente. Se o clima estiver um pouco mais ameno, você pode acionar o ar, colocando ele em uma temperatura média. Isso irá proporcionar uma sensação de conforto. Quando você desligar o ar, terá uma leve sensação de abafamento.

Como fazer a manutenção do ar condicionado veicular?

De seis em seis meses, é recomendado procurar uma empresa especializada justamente nesse segmento. Solicite aos especialistas que efetuem a verificação das mangueiras, qual a pressão do gás, as condições do filtro de partículas, entre outros detalhes.

Prolongando a vida útil do ar condicionado veicular

Para que a vida útil do ar condicionado veicular seja mais longa, busque seguir as dicas que mencionamos aqui. Lembre-se sempre de que quanto mais você cuidar do seu equipamento, poderá usufruir ao máximo os benefícios que ele proporciona.