Você conhece os tipos de manutenção veicular? Cuida do seu carro regularmente? Ao comprar um carro, o motorista deve ter em mente que ele assume alguns compromissos. O primeiro tem relação com a parte financeira, pois um veículo gera alguns gastos, como combustível, documentação, IPVA, multas e as revisões obrigatórias. Esse último item, das revisões, nos leva ao segundo compromisso, que é manter seu veículo em bom estado de funcionamento.

CLIQUE AQUI E COTE ONLINE SEGURO AUTO PARA SEU VEÍCULO

As revisões obrigatórias causam dor de cabeça em muitos motoristas. É comum que donos de automóveis enxerguem esse tipo de processo como desnecessário. Por isso, muitas pessoas se negam a levar seus automóveis quando chega o período da revisão. O primeiro incômodo é levar o veículo até a concessionária e passar alguns dias sem o carro. O segundo é diretamente relacionado com a parte financeira, justamente por pensarem que ficará muito caro.

Na verdade, as revisões realizadas são fundamentais para o bom funcionamento do seu veículo. Vamos explicar melhor cada tipo de manutenção veicular: a corretiva, a preventiva e a preditiva.

O que é manutenção veicular corretiva?

A manutenção corretiva é feita quando algum componente do seu carro está com problemas, seja uma peça quebrada ou uma instalação com defeito. O principal objetivo da manutenção corretiva é acabar com o problema e permitir que o motorista volte a utilizar o seu veículo em perfeito estado.

O que é manutenção veicular preventiva?

A manutenção preventiva é feita para impedir que os componentes do seu carro apresentem erros, ou seja, mesmo que nenhuma peça esteja quebrada ou nenhuma instalação esteja com defeitos, essa manutenção cuida para que a vida útil do seu veículo seja maior. O objetivo da manutenção preventiva é evitar que surjam problemas no seu automóvel.

O que é manutenção veicular preditiva?

A manutenção preditiva é feita para ter uma análise completa do seu veículo. Esse tipo de manutenção como ser considerada um check up completo e muito mais detalhado do seu veículo, assim, você pode verificar com que peças se preocupar, ou evitar trocas desnecessárias nas próximas revisões.

Os tipos de manutenção veicular obrigatórias são essenciais para seu carro

Ao contrário do que a maioria dos motoristas pensam, levar seu carro para as revisões obrigatórias é algo fundamental para o bom funcionamento dele. Esse processo é muito importante pois garante que nenhuma peça ou sistema do veículo sofra por falta de manutenção.

Além disso, realizar as manutenções nos períodos programados pela sua concessionária garante que seu carro esteja sempre valorizado, pois quando for necessário vende-lo, o comprador terá a certeza que seu funcionamento está perfeito, uma vez que ele passou por todas as revisões de carro obrigatórias.