Sempre que a bateria do carro acaba, isso gera um enorme transtorno. Principalmente quando estamos querendo sair de nossa residência para algum compromisso, por exemplo, e tentamos dar a partida do carro e não dá certo, impedindo-nos de sair e atrasando a nossa agenda. Por mais que tentemos, o veiculo não liga. Mas há inúmeras formas de fazer a bateria do carro durar mais.

Quando ficamos na mão por conta da bateria, somos obrigados a recorrer a determinados artifícios e, em casos mais extremos, devemos trocar a bateria. No entanto, há medidas que podemos tomar para ajudar a bateria do carro durar mais.

Quais são os atributos das baterias da atualidade?

As baterias que são usadas nos veículos atualmente são do tipo seladas. Em outras palavras, elas não precisam que se realize algum tipo de manutenção. Em épocas anteriores, os modelos mais usuais eram do tipo recarregáveis e assim era requerida a efetuação da manutenção. Ao menos duas ou três vezes por ano o motorista precisava completar a quantidade de água da bateria.

Elas eram muito mais simples do que são hoje em dia e eram mais vulneráveis a toda sorte de prejuízos, podendo até mesmo danificar de modo gigantesco o carro, em caso de uma eventual explosão. Hoje em dia, com as baterias seladas, essa manutenção que deveria ocorrer de tempos em tempos praticamente não existe mais. O tempo de duração de uma bateria selada varia de 2 a 3 anos.

 

bateria do veículo

 

Dicas imperdíveis de como ajudar a bateria do carro durar mais

1. Busque desligar todos os equipamentos do veículo

A hora em que a bateria do veículo é mais exigida é quando você aciona a chave do mesmo para poder ligar o carro. Por conta disso, é fundamental que quando for desligar o seu veículo, você também se lembre de desligar todos os equipamentos que porventura estejam ligados e que dependam da bateria para funcionar.

Os equipamentos e acessórios que as pessoas costuma esquecer ligados com maior frequência são:

  • Som;
  • Ar condicionado;
  • Faróis;
  • Acendedor de cigarro;
  • Desembaçador de vidros.

Tenha sempre a cautela de verificá-los. Desse modo, a bateria fica menos sobrecarregada e a sua vida útil se prolonga por mais tempo.

2. Tenha moderação no uso da parte elétrica do carro

Quando o seu carro estiver desligado, evitar ficar usando os seguintes itens:

  • Som;
  • Luzes interiores;
  • Ar condicionado;
  • Central multimídia;
  • Faróis.

Caso a utilização desses e outros equipamentos que necessitem de eletricidade, faça-o da forma mais breve possível.

3. Ligue o motor de vez em quando

Quando o carro fica muito tempo parado, ele pode acabar levando um tempo maior para ligar. Por causa disso, caso você não vá usar muito o carro durante um determinado período, ligue o seu carro e deixe-o ficar funcionando por pelo menos uns 5 minutinhos. Isso vai ajudar a bateria a se manter firme e forte.

4. Faça uma verificação da parte elétrica periodicamente

É fundamental que você faça uma verificação periódica da parte elétrica. Leve seu veículo a uma oficina de confiança e peça que averiguem o sistema elétrica. Se o desempenho dele não for conforme o esperado, talvez seja importante realizar a sua substituição.

5. Desconecte os cabos da bateria nos momentos em que o carro está sem uso

Quem utiliza pouco o carro ou fica muito tempo viajando – e consequentemente sem dirigir o carro – recomenda-se fortemente que se desconecte os cabos da bateria, evitando assim que aconteça uma descarga antecipada. Isso vai ampliar a vida útil do equipamento e prevenir a ocorrência de algum curto circuito.

Aumentando a vida útil da bateria do carro

Fazer a bateria do seu veículo durar mais não é uma tarefa difícil ou que requer um tempo muito extenso de cuidados. Basta apenas por em prática algumas atitudes e assim ela terá uma vida útil muito maior.