A película automotiva é um item bastante apreciado por diversos condutores de automóveis. Há alguns bons anos, o número de pessoas que tem se utilizado desse tipo de item no carro tem aumentado cada vez mais. A quantidade de película em cada carro varia conforme o gosto do proprietário. Cercada de muita polêmica, há até mesmo leis que regulamentam o seu uso.

Diante de todo o burburinho causado por esse item, há uma série de argumentos que circulam por aí sobre os benefícios e desvantagens desse tipo de aplicação. Em outras palavras, há muitos mitos e verdades sobre a película automotiva.

Ao longo desse artigo, iremos explicar tudo o que é verdade e o que é mentira a respeito de película automotiva, também conhecida popularmente sob a alcunha de Insulfilm.

Verdades e mentiras sobre a película automotiva

Vamos esclarecer abaixo alguns mitos e verdades a respeito da película para autos.

  • É permitido colocar insulfilm no para-brisa.

MITO. De acordo com as leis, os vidros dianteiros do carro devem ter obrigatoriamente ao menos 70% de visibilidade.

  • É permitido colocar uma película mais escura no vidro traseiro e outra mais clara no dianteiro.

VERDADE. O índice de visibilidade no vidro traseiro solicitado pela legislação é de pelo menos 28%, ou seja, é possível aplicar um insulfilm mais escuro. No caso do vidro dianteiro, como a visibilidade mínima permitida é de 70%, a película deve ser mais clara.

  • Pode colocar uma película escura no quebra vento do carro.

MITO. De forma alguma. Do mesmo modo como acontece com os para-brisas, a visibilidade requerida para os quebra ventos é de pelo menos 70%.

  • Receberei uma multa se colocar uma película mais escura que o permitido.

VERDADE. É totalmente verdade. Caso você coloque uma película muito mais escura que o permitido por lei, estará desrespeitando o artigo nº 203 do Código de Trânsito Brasileiro. Isso se configura como sendo uma infração do tipo grave, sujeita a multa. O motorista leva ainda 5 pontos na carteira de habilitação e até mesmo a retenção do carro.

  • A aplicação de película é o mesmo que blindar o veículo.

MITO. Aplicar película no carro, se ela for do tipo de proteção, ela pode funcionar como uma espécie de blindagem no carro. No entanto, o insulfilm é muito mais um item estético. O máximo que ele geralmente pode fazer é barrar um pouco a quantidade de luz solar no veículo.

  • A película deve ter a marcação do seu grau de transmissão.

VERDADE. Sempre que for instalar película no seu carro, esteja ciente de que o mesmo precisa possuir uma indicação de qual é o seu grau de transmissão. Se isso não estiver constando nela, você provavelmente pode acabar recebendo uma multa.

As punições para o descumprimento de regras sobre a película automotiva

A punição para quem não obedece ao que a legislação brasileira prescreve sobre o uso da película automotiva é a aplicação de uma multa no valor de R$ 127, 69. Além disso, o motorista também receberá 5 pontos na carteira e terá o seu veículo retido, até que ele ele retire a película.