Saber como economizar combustível é um conhecimento útil e importante. Os combustíveis atingiram nesses últimos tempos um pico muito elevado de preços, como não se via há muitos anos, chegando a atingir o patamar de quase 5 reais por litro (no caso da gasolina, que é o combustível mais utilizado). O gasto com esse item pode pesar bastante no orçamento mensal.

Com o anúncio recente da greve dos caminhoneiros, os preços dos combustíveis dispararam ainda mais! Isso quando o motorista encontra um posto de abastecimento. Se você ainda tem combustível, mas está no limite, confira aqui 7 dicas incríveis para ajudar você a economizar combustível.

1. Tenha o devido respeito pela troca de marchas

Sempre que for trocar marcha enquanto conduz o seu veículo, procure fazê-lo na rotação certa. Para esse fim, você necessita manter o giro do motor em compatibilidade à marcha selecionada.

2. Certifique-se de ter a manutenção devidamente em dia

Quando um veículo está com a sua manutenção em dia, isso vai ajudar a evitar que o motor possua um consumo muito elevado de combustível, acima daquilo que pode ser considerado como necessário.  Além disso, é uma prática que ajuda a garantir uma vida útil mais longa a todos os componentes. Faça checagens regulares e, caso seja necessário, troque o óleo, o filtro de combustível, o filtro de ar e efetue a substituição das velas.

3. Modere o uso o ar condicionado

A utilização de ar condicionado está intrinsecamente ligada ao consumo de combustível, uma vez que esse tipo de equipamento é operado pelo motor do veículo. Carros que possuem uma cilindrada menor costumam gastar muito mais quando o ar condicionado está ligado. Por essa razão, só use o ar condicionado quando for de fato necessário.

4. Não acelere seu carro caso ele esteja desengatado

Atualmente já não é mais necessário aquecer o motor do carro antes da saída, por causa da implementação do sistema de injeção eletrônica. Fazer isso nos modelos atuais de carros, que possuem injeção eletrônica, além de poder estragar os componentes, faz gastar mais combustível.

5. Procure não levar muito peso no carro, para economizar combustível

Quando o carro está com um peso muito elevado, isso vai elevar o gasto de combustível. Quando você carrega um peso que ultrapassa os 10 kg isso já exerce uma influência expressiva sobre o consumo. A razão para isso é bem óbvia: quanto maior a carga, mais força o carro terá que fazer para por o mesmo em movimento e portanto gastará mais combustível.

6. Averigue a pressão dos pneus

Andar por aí com pneus em plenas condições é fundamental para quem quer economizar combustível. Quando um pneu está murcho, ele tem mais atrito com a pista, o que aumenta o gasto do combustível.

7. Tenha o balanceamento e o alinhamento rigorosamente em dia

O balanceamento é uma ação que coibe a trepidação durante a rodagem. O alinhamento, por outro lado, ajuda a fazer com que os pneus tenham um desgaste menor.

Aprendendo a economizar combustível

Aprender a economizar combustível é uma tarefa relativamente simples. Tudo o que você precisa é de adquirir e manter certos hábitos e abrir mão de outros. São alguns pequenos detalhes, mas fazem diferença no gasto de combustível.

Após a greve dos caminhoneiros, e consequente escassez de gasolina, álcool e diesel, não é difícil encontrar postos com combustível de qualidade duvidosa. Se você abasteceu seu veículo, mas está na dúvida sobre a procedência, veja quais são os indicativos de adulteração do combustível.