Carro sem força e tremendo ao acelerar? Se o seu carro está assim, saiba que esse é um problema mais comum do que você imagina e que milhares de motoristas brasileiros já enfrentaram. Qualquer problema que apareça em nosso automóvel já passa a preocupar pois nunca sabemos a seriedade daquele incômodo e o quanto isso irá nos influenciar.

Sempre que percebemos algo diferente em nossos veículos, a primeira reação é logo ficarmos desesperados, pensando no quanto teremos que desembolsar para resolver a situação e ainda quanto tempo ficaremos sem o carro para que o problema seja solucionado.

Uma das situações mais comuns no dia a dia dos motoristas brasileiros é se deparar com seu carro perdendo força e tremendo, como se o veículo não tivesse potência. Por mais que você acelere o carro tende a não corresponder a sua ordem e você fica sem controle do automóvel.

Esse problema é muito comum e o que mais preocupa os motoristas é que encontrar a verdadeira causa desse incômodo não é tão simples, pois ela pode partir de uma série de locais do seu carro. Um mesmo problema, como a perda de força ao acelerar, pode ser sinônimo de defeitos em diferentes peças do seu carro.

Afinal, quais as causas para um carro sem força?

1 – Filtro de ar

Carro sem força, e tremendo ao acelerar, pode ser problema no filtro de ar. Basicamente, ele é responsável por limpar o ar que vai até o motor, por isso, se ele estiver sujo, ou com detritos, seu motor precisa trabalhar mais para conseguir o ar que será combinado ao combustível na geração de potência para seu carro.

Esse é talvez o problema mais barato a ser resolvido. Se o problema for realmente o filtro de ar, você pode trocá-lo por um novo e essa peça não costuma custar muito caro. Para carros nacionais, um filtro de ar novo tem o preço entre R$20 e R$100 reais, dependendo da marca do seu veículo.

2 – Vela de ignição

Talvez esse seja o problema mais comum quando falamos de perda de potência nos veículos, que causa falta de força e tremores ao acelerar. A vela de ignição tem função essencial no funcionamento do seu automóvel, pois é ela que ajuda na mistura do ar e combustível, gerando a força que seu veículo precisa para funcionar.

Com uma vela de ignição em mau funcionamento, seu carro passará a perder potência e pode sofrer com tremores ao acelerar. Se você sente que seu veículo não corresponde ao seu comando quando você acelera, o problema pode ser a vela de ignição. Nesse caso você deve procurar uma oficina mecânica para fazer o reparo necessário.

3 – Bicos injetores e bombas de combustível

Todos os componentes do seu carro que ajudam o processo de transformar o combustível em energia para o seu carro podem ter influência na falta de força ou tremores. Os bicos injetores e bombas de combustível são peças importantes nesse processo e caso seu carro esteja sofrendo com falta de força, o problema pode estar nessas peças.