Gasolina ou etanol? Essa é uma dúvida bastante comum apresentada pelos motoristas na hora de abastecer o carro. Eles ficam refletindo se o abastecimento de gasolina pode ser mais vantajoso, se o álcool, por outro lado, seja mais interessante ou ainda se o melhor talvez não seja usar uma espécie de mistura dos dois.

Existem diversos argumentos a favor da gasolina, assim como também há vários argumentos a favor do álcool. A verdade é que, de modo geral, ambos os combustíveis possuem atributos positivos e podem beneficiar o seu veículo. Nenhum dos dois provoca qualquer sorte de prejuízo ao seu carro.

De toda forma, o que o motorista precisa ficar atento é aos argumentos apresentados pelo senso comum sobre o que é ou não é bom nos usos da gasolina ou etanol. É importante que se busque informações concretas e corretas sobre as qualidades de cada um. É justamente isso que faremos ao longo desse artigo.

O que levar em consideração ao escolher entre gasolina ou etanol

A dúvida e a consequente escolha sobre o que se deve escolher, se é gasolina ou etanol, é um questionamento mais voltado especificamente para os donos de veículos flex, ou melhor, total flex. Como se sabe, os carros total flex são aqueles modelos que permitem o abastecimento com ambos os tipos de combustíveis ou mesmo uma mistura entre os dois.

Esse tipo de carro funciona tanto com um, quanto com o outro tipo de combustível. Normalmente, as pessoas levam mais em consideração a questão financeira a respeito desse consumo. Todo mundo que dirige mantém a preocupação com o valor que terá de gastar mensalmente para fazer o abastecimento do carro. Isso é justo, visto que um veículo apresenta despesas relativamente elevadas.

No entanto, decidir entre gasolina ou etanol vai muito além do que simplesmente fazer uma comparação de preços constantes nas bombas dos postos de combustíveis. As vantagens e benefícios de cada um é algo mais complexo e vasto do que simplesmente do que somente a autonomia que ele proporciona ao veículo.

A autonomia é o ato do carro “beber menos” e portanto se manter circulando por um tempo maior. Carros que “bebem muito” possuem uma autonomia menor. Anteriormente se acreditava que carros flex tinham uma autonomia menor, o que não é verdade.

Vantagens e desvantagens do etanol

As vantagens e desvantagens do etanol são:

  • O seu preço é menor, ou seja, ele é mais barato e o gasto acaba sendo menor.
  • Apesar do seu preço mais reduzido, o rendimento do álcool é mais baixo;
  • Por ter um rendimento inferior, a autonomia propiciada é menor.

Vantagens e desvantagens da gasolina

As vantagens e desvantagens da gasolina são:

  • A gasolina é derivada do petróleo. O porém é que as reservar de petróleo são finitas e um dia não será mais possível a sua produção.
  • A autonomia proporcionada pela gasolina é maior;
  • Ela é mais poluente do que o etanol.

Diferenças entre gasolina ou etanol

Em termos de benefício ou prejuízos ao motor, a gasolina ou etanol causam os mesmos efeitos. O impacto maior, para o motorista em si, será no bolso. Caso o preço do etanol esteja 70% menor do que a gasolina, vale a pena abastecer com ele. Se assim não for, o melhor é a gasolina, pela autonomia.