A população brasileira é uma grande fã dos veículos, sobretudo os carros. Ter o próprio veículo é um dos sonhos de consumo de grande parte das pessoas. Ser dono do próprio meio de transporte é um desejo muito grande, devido a quantidade e variedade imensa de conforto, segurança, comodidade e utilidade que esse equipamento possui. Inclusive, tornar o veículo seguro contra roubos e furtos é prioridade para muitos.

Mas, infelizmente todos estamos sujeitos a sofrer com a violência e os problemas de segurança pública. Em outras palavras, todo mundo está vulnerável e passível de ter o seu veículo furtado ou roubado por alguém de má fé, por algum meliante.

Recomendaremos nesse artigo ao menos 7 medidas básicas e necessárias para deixar o seu veículo seguro.

1.Bom estado de conservação

Por mais estranho que isso possa soar, manter o veículo em um excelente estado de conservação pode conferir maior segurança e proteção. Uma parcela expressiva dos criminosos acreditam que quando o carro é bem conservado, bem cuidado, ele provavelmente deve ter algum mecanismo de segurança. Sendo assim, cuidar bem do carro passa uma impressão de apreço elevado pelo mesmo e portante inibirá mais os ladrões.

2. Procure não largar objetos de valor no interior do veículo

Pode parecer bem óbvio, mas ainda há um número grande de pessoas que deixam objetos de valor dentro do veículo, muitas vezes bem a vista de qualquer pessoa que observe dentro do mesmo. Se você deixa uma bolsa ou um tablet, por exemplo, completamente a mostra, o ladrão se sentirá muito mais instigado a tentar roubar seu veículo e poderá tentar arrombar o mesmo para conseguir levar o objeto consigo.

Uma dica adicional e preciosa nesse sentido é também não deixar os documentos do carro no interior do mesmo. Isso porque o bandido terá uma facilidade muito maior para revender o carro e até mesmo passar com tranquilidade em uma blitz.

3. Rastreadores e localizadores para deixar seu veículo seguro

Os localizadores são equipamentos que fornecem a informação de onde o veículo o veículo furtado/roubado se encontra naquele instante. Os rastreadores, por outro lado, indicam com precisão onde o veículo está, mesmo que você ainda não tenha acionado a central.

4. Leve as chaves consigo e não circule com as chaves reservas

Não é incomum acontecer das pessoas esquecerem as chaves dentro do carro. Isso acontece mais do que se imagina. Contudo, esquecer um veículo com as chaves dentro é tudo o que os ladrões de carros mais desejam. Nem é preciso falar o quanto isso facilita a ação deles.

Sendo assim, sempre que for sair do carro, guarde a chave em algum bolso ou adquira um chaveiro que permita a fixação do mesmo no passante da calça. No caso das chaves reservas, mantenha as mesmas em casa.

5. Instalação de alarme

Um instrumento que ajuda bastante a deixar seu veículo seguro é a instalação de alarme. Obviamente que ele não vai assegurar que o furto ou roubo do carro seja impedido. No entanto, o alto volume do barulho produzido por ele inibe razoavelmente a ação dos meliantes.

6. Contrate um seguro

Há uma série de recursos aos quais você pode recorrer para proteger melhor o seu veículo. Contudo, nenhum deles é infalível. Por isso, recomenda-se fortemente que se contrate um seguro, mesmo que seja aquele mais básico.

7. Ponha travas dos pedais e no volante

As traves de volante e pedais possuem um preço barato e apesar de já serem usadas há um bom tempo e serem passíveis de arrombamento, já ajudam a atrapalhar as ações dos ladrões.