Revisão de carro costuma dar dor de cabeça para os donos dos automóveis, isso porque, muitos condutores têm pouco conhecimento sobre a importância de realizar a revisão e acabam deixando de levar seu carro até a concessionária. As pessoas que acabam de comprar um carro novo são orientadas sobre as datas das revisões, mesmo assim, muitas delas não dão o devido valor a esse processo.

O grande motivo que afasta os motoristas das concessionárias na hora das revisões obrigatórias é o medo de pagar um valor muito alto pela troca de peças e mão de obra. Entretanto, muitos condutores criam em sua mente mitos sobre as revisões obrigatórias.

Revisão de carro obrigatória: mitos X verdades

1. Você perderá a garantia de fábrica se não comparecer a revisão

VERDADE. Caso você não compareça as revisões obrigatórias em sua concessionária, você perderá a garantia de fábrica. Dessa forma, se um dia seu carro precisar trocar alguma peça muito cara, a concessionária não será obrigada a arcar com os custos e caberá a você pagar pelo valor, por isso as revisões são uma forma de prevenir que seu carro te de grandes gastos.

2. Seu carro pode ser desvalorizado caso você não realize as revisões

VERDADE. Um carro que passa pela revisão constantemente tem mais valor no mercado, pois ele certamente estará em melhores condições de uso do que outros que não comparecem as revisões. Por isso é importante sempre levar seu veículo até a concessionária das datas combinadas.

3. Levar seu veículo para oficinas não credenciadas também fará você perder a garantia

VERDADE. Se você levar o seu veículo até oficinas que não sejam credenciadas com a concessionária do seu carro, você também perderá a garantia dele. Uma vez que um profissional externo faz alterações no seu carro, a fabricante não tem mais obrigações de pagar por problemas que venham a aparecer no futuro.

4.  Todas as peças serão trocadas em todas as revisões

MITO. Muitas pessoas pensam que todas as revisões ficarão extremamente caras e o carro será inteiramente trocado em todas oportunidades, o que é uma grande mentira. Algumas peças só são trocadas a cada 30 mil quilômetros, outras a cada 20 mil quilômetros. Os reparos que são feitos em todas revisões são relativamente simples.

5. O valor da primeira revisão é muito alto

MITO. A primeira revisão geralmente ocorre com 10 mil quilômetros. Nesse primeiro momento a concessionária fará apenas uma pequena manutenção em algumas peças e realizará procedimentos de rotina como alinhamento e balanceamento, por isso a primeira revisão costuma ser relativamente barata.

6. A concessionária só realiza revisão de carro para tomar seu dinheiro

MITO. Muitas pessoas tendem a pensar que as concessionárias só realizam revisões para tomar o dinheiro dos motoristas, o que não é verdade. As revisões são realizadas afim de conservar melhor o seu carro e garantir que ele permaneça por muitos anos em perfeito estado de uso.

7 . A revisão é a melhor forma de manter seu carro funcionando corretamente

VERDADE. A revisão é a melhor forma de preservar o seu carro e fazer com que ele continue funcionando perfeitamente. Por isso você não deve esquecer ou ignorar as datas das revisões obrigatórias, pois elas ajudarão seu veículo a continuar sempre te levando a todos os lugares.

Garantia de fábrica

Além de fundamental para manter o bom estado do seu carro, fazendo as revisões obrigatórias você não perde a garantia de fábrica do seu veículo. Outro ponto importante que precisa ficar claro é que cada revisão de carro é diferente da outra e nem todas custam um valor alto para o seu bolso.

Veja também dicas para uma fazer uma manutenção do carro completa, e viajar com mais segurança!