Adquirir um carro novo muitas vezes é sinônimo de preocupação. Será que seu veículo está no ranking dos mais furtados do Brasil? Não se esqueça de sempre conferir essa lista, ela provavelmente te ajudará a decidir se vale ou não a pena recorrer à contratação de um seguro automotivo. Vamos te explicar quando é vantajoso optar por essa situação. Veja só:

SEMPRE PENSE NO RISCO FINANCEIRO

De acordo com alguns especialistas essa decisão também depende do tipo de risco que você corre no seu cotidiano financeiro. Se um proprietário escolhe um seguro muito alto, de 30% do valor do carro, em três anos ele pode adquirir outro! Ou seja, o modelo que pertence a ele já vai ser desvalorizado, e pode acabar não compensando. Independentemente de qualquer coisa, é importante que o motorista preste atenção em suas atividades do cotidiano, se ele trabalha em locais perigosos ou está à mercê de fatores que coloquem o veículo em situação de risco, vale a pena repensar e planejar melhor.

Mesmo que o consumidor faça seus cálculos e veja que o seguro vai ficar caro, se ele se sentir mais seguro e confiante contratando o serviço mesmo assim, a decisão é dele. Essa é uma escolha que tem impactos psicológicos diretos e bem significativos. Na maioria das vezes as pessoas têm muito medo dos perigos em que seus automóveis estão submetidos e aí contratam um seguro para se sentirem mais tranquilas.

O recomendado mesmo é fazer um seguro que não seja tão caro e cubra apenas situações extremas em casos de roubos e furtos. Neste caso, as seguradoras e corretoras oferecem condições especiais. Para você saber se realmente vale a pena, verifique se o seguro vai custar pelo menos 30% o valor do carro, se sim pode ser que você ainda saia no prejuízo.

AVALIAR O PATRIMÔNIO

Nestas ocasiões, avaliar o valor do bem é extremamente importante. Além de analisar os riscos cotidianos é fundamental que o proprietário tenha em mente para quais fins ele usa o veículo. Se for para trabalhar por exemplo, não contratar um seguro pode ser uma ideia bem ruim. Caso aconteça alguma coisa, o reparo vai demorar, e provavelmente o motorista ficará alguns dias sem o seu veículo.

O seguro pode fornecer um novo veículo em casos de furto. Garantindo que o proprietário não fique desamparado e sem o veículo para trabalho ou necessidades cotidianas.

PRESTE ATENÇÃO NO RESSARCIMENTO

Alguns seguros são realmente caros quando olhamos de supetão, mas você já parou para pensar nos seus respectivos ressarcimentos? Ter um seguro automotivo é extremamente importante para não ser pego desprevenido. Existem carros que custam 40 mil reais, e o valor do seu seguro é de 3 mil. Os seguros de carros importados valem cerca de 5% do valor do carro. Vai variar muito do modelo que o proprietário tiver e quanto pagou por ele.

Ainda de acordo com especialistas, a orientação é que se o seguro ultrapassar 30% do valor do carro é importante pensar muito bem antes de fazer a contratação. O preço justo varia entre 10 e 15 % do valor do automóvel.

SEGURO CONTRA TERCEIROS

Mesmo que você não queira mesmo fazer um seguro, por pensar que as chances de roubo são remotas ou porque o valor está muito alto, vale ressaltar que outras pessoas podem causar danos ao seu veículo. E esses danos podem ser extremamente caros e te pegar desprevenido. Ainda que você decida não fazer um seguro supercompleto, vale muito a pena contratar um seguro contra terceiros, ou como ainda é conhecido como de responsabilidade civil. Ele incluirá perdas geradas por incêndio, roubo, furto ou até acidente causado por outro motorista, além de incluir reparo de danos a veículos de terceiros.

Viu só o quanto ter um seguro pode ser importante? Estude as opções de seguro no mercado. E escolha a que melhor se adeque a suas necessidades!