Qualquer motorista ou ainda qualquer pessoa que tenha um conhecimento mínimo sobre veículos sabe da importância de se contratar um seguro para o seu automóvel. Esse tipo de produto é o que vai servir de proteção do patrimônio contra uma série de riscos que se apresentam no cotidiano. Isso requer uma série de elementos, incluindo documentação. Mas você sabe quais são os documentos necessários para o seguro auto?

É muito comum você estar repleto de dúvidas no momento da contratação de um seguro. É normal não saber muito a respeito do processo. Nem tampouco da cobertura desse serviço e sobretudo dos documentos necessários para adquirir o seguro auto e firmar negócio.

Mostraremos nesse artigo tudo aquilo que precisa saber sobre a contratação de seguros. Abordaremos ainda qual é a documentação exigida.

Procedimentos a serem realizados na contratação de seguro auto

Antes de saber quais são os documentos necessários para o seguro auto, o primeiro procedimento que você deve efetuar é uma boa e completa pesquisa de mercado a respeito dos seguros existentes.

Busque diversificadas opções de corretoras e averigue o histórico delas, o grau de satisfação dos clientes. A partir disso, selecione as mais corretoras que possuem um perfil mais interessante. Faça uma cotação com elas.

Em seguida, você deve tomar conhecimento de qual a cobertura que cada uma delas oferecem para o seu automóvel. Saiba igualmente se existe a possibilidade de negociar valores e condições ofertadas no decorrer do contato. Essa ação tem o objetivo de conseguir um bom serviço a um preço amigável.

Documentos necessários para o seguro auto

Assim que você escolher a seguradora que te ofereça maiores vantagens na contratação, chega o momento de realizar a tramitação para essa finalidade. Há basicamente duas categorias de documentos necessários para adquirir o seguro auto: os seus documentos pessoais e os documentos dos veículos.

Os documentos pessoais exigidos são:

  • RG;
  • CPF;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Se a sua CNH já contiver o RG e o CPF, é interessante que você pergunte para a seguradora se há a possibilidade de usar somente a CNH, simplificando assim as coisas.

Os documentos do veículo que você precisa providenciar são:

  • Certificado de registro e licenciamento do veículo;
  • Certificado de registro do veículo.

Além disso, se o veículo que você acabou de comprar é totalmente novo, é necessário ter em mãos a nota fiscal da aquisição. É dentro dela que a seguradora terá a oportunidade de consultar a data de saída. Ela é útil para se fazer a conferência da assinatura da concessionária encarregada.

Assim que receber a proposta por parte da seguradora, pergunte se é necessário obter cópias autenticadas da documentação. Isso vai economizar tempo.

Cautela ao adquirir o seguro auto

Além de atentar para os documentos necessários para adquirir o seguro auto, certifique-se de prestar a maior atenção possível para todas as cláusulas existentes no contrato. É crucial fazer uma verificação para saber se todos os serviços relevantes para garantir sua segurança estão em consonância com as normas vigentes.

Tendo essa garantia e sabendo da idoneidade da seguradora, você pode finaliza a contratação do seguro auto.