Quando compramos um carro novo, uma das nossas preocupações e ações iniciais é justamente fazer o seguro auto, a fim de nos prevenirmos e protegermos o nosso adorado veículo. Pesquisamos as seguradoras existentes, as coberturas disponíveis, os valores e selecionamos aqueles que possuem as propostas mais interessantes. Mas há uma série de danos que o seguro auto não cobre.

O mais recomendado é que antes de efetivamente levar o carro consigo da concessionária, você contrate o seguro para o seu veículo. As opções de cobertura são bastante variadas. Selecionar a apólice certa, aquela que cabe no seu bolso e engloba as suas necessidades, é imprescindível que você tenha a plena ciência dos serviços que estão sendo contratados, que são cobertos pelo seguro e quais são os danos que o seguro auto não cobre.

Nesse artigo mostraremos a você quais são os danos e como proceder nesses casos.

Os danos que o seguro auto cobre 

Boa parte dos proprietários de veículos, quando adquirem um seguro auto, fazem a contratação conhecida como compreensiva ou ainda a contratação total. Em outras palavras, essa modalidade de seguro cobre coisas como incêndio, roubo e colisão.

Entretanto, caso o motorista assim o deseje, ele pode solicitar uma outra opção, que é aquela que contém apenas roubo e incêndio. Muitos proprietários de automóvel fazem essa escolha, pois, apesar do seguro que abrange a colisão ser mais completo e portanto mais capaz de proteger o veículo com qualidade, o seu valor sai bem mais caro, por causa das peças de reposição em caso de acidente.

É altamente recomendado que o dono do veículo não deixe se fazer o seguro de responsabilidade civil facultativa, que cobre, por sua vez, quaisquer danos ocasionados a terceiras pessoas. Ela é útil quando o agente causador do acidente é a própria pessoa.

Os danos que o seguro auto não cobre

O seguro auto efetua a proteção somente da “carcaça”, ou seja, da estrutura geral que engloba o chassi, o motor, a caixa e a carroceria. No que toca aos itens acessórios, como:

  • Aparelho de som;
  • Aparelho de DVD;
  • Rodas esportivas;
  • Kit de gás natural;
  • Blindagem.

Esses e mais alguns outros itens se constituem em danos que o seguro não cobre. Caso você assim o deseje, pode adquirir coberturas especiais para esses elementos citados. Obviamente isso vai aumentar significativamente o valor do seguro.

Além disso, os seguros auto somente cobrem os acidentes ocasionados pelos seres humanos ou mesmo pela natureza, em condições normais. Pode acontecer de determinadas seguradoras, em certos seguros vendidos por elas, excluírem os seguintes danos:

  • Enchentes/enxurradas;
  • Temporais;
  • Ventanias;
  • Granizo;
  • Terremoto;
  • Queda de árvore;
  • Desabamento de edifício;
  • Queda de algum objeto quando o veículo em questão estiver estacionado.

Atenção com a apólice

Procure ficar bastante atento aos danos que o seguro não cobre. Leia com calma a apólice do seguro e caso deseje algumas coberturas a mais, efetue os cálculos necessários para saber quanto isso eleva o valor do seu seguro. Vale a pena também procurar por opções de seguro que envolvam a cobertura de desastres naturais, conforme foi citado no tópico anterior. Seu carro ficará mais protegido e você mais tranquilo.