Você sabe como é definido o valor do seguro automotivo? O preço do seguro auto não depende somente do ano ou modelo do veículo assegurado, pois diversos fatores podem influenciar no valor que será cobrado pelo seguro automotivo, como exemplo, o perfil do motorista e terceiros, pernoite do automóvel, local em que reside e até mesmo o tipo de serviço extra que estará disponível em sua apólice.

Confira neste artigo quais os critérios utilizados pelas seguradoras para definir o valor do seguro automotivo para cada cliente e se existe uma média desses valores.

Localização residencial

O local (cidade e bairro) que o cliente reside é um dos critérios levados em consideração que influencia bastante na hora de definir o preço final de um seguro automotivo. Caso o assegurado more em um bairro considerado perigoso e com taxas de criminalidade consideráveis, a seguradora pode optar por aumentar o preço do seguro automotivo ou diminuí-lo para clientes que morem em bairros mais tranqüilos e policiados.

Se a motorista do veículo que pretende contratar o seguro automotivo, morar em um bairro distante do trabalho, também pode ser um dos fatores que contribuam para o acréscimo no valor final, pois será preciso se locomover mais com o carro, aumentando o risco de roubos e acidentes.

Pessoas que moram em cidades menores ou de interior do estado, tendem a pagar pelo seguro automotivo um valor menor que os residentes das grandes cidades.

Perfil

O perfil do candidato também é levado em consideração, questões como a idade, estado civil e tempo de experiência como motorista, contam para a determinação do valor do seguro automotivo. Uma vez, que um condutor mais experiente corre um risco muito menor de se envolver em algum acidente de trânsito, se comparar com um motorista mais jovem e sem experiência.

Para os casados existe uma vantagem de redução no valor do seguro automotivo, pois dificilmente estão propícios quanto os solteiros que saem com mais frequência, utilizando seus veículos ao invés de meios de transporte coletivo para participarem de festas e baladas durante a noite, o que aumenta o risco de ocorrências de sinistro.

Serviço extra

As seguradoras costumam oferecer serviços extras ao assegurado, que aceita sem saber como realmente funciona o que contratou. Esses serviços podem aumentar o valor do seguro automotivo, pois dependem da taxa de manutenção para que o serviço contatado continue ativo na apólice.

Leia todos os itens que estão mencionados no contrato do seguro automotivo com atenção, questione e escolha somente os que realmente tenham serventia no seu caso, pois isso ajudará a evitar gastos desnecessários e um valor alto na contratação do seguro.

Local em que o veículo pernoita

Está acostumado a deixar seu veículo nas ruas? Por mais que isso seja comum em alguns lugares é algo que expõe o automóvel a riscos e com certeza o valor do seguro automotivo ficará mais alto. O correto seria que o condutor desse um jeito de deixar o veículo em alguma garagem ou estacionamento, para diminuir o risco de roubo e preços do seguro automotivo.

Isso também é válido se você utiliza seu veículo para trabalhar com frequência, pois o preço do seguro automotivo pode ser menor se deixá-lo estacionado em garagens ou estacionamentos.

Rastreador de veículos

A maior vantagem do rastreador de veículos é conseguir encontrar o veículo com facilidade em casos de furto e roubos, aumentando as chances de recuperação. Sendo assim, esse é um dos fatores pelos quais as seguradoras cobram um valor mais baixo no seguro automotivo para veículos que possuem rastreadores e bloqueadores instalados no automóvel.

Inclusive ao contratar o seguro automotivo, algumas seguradoras já oferecem ao cliente o serviço de instalação de um dispositivo localizador no veículo do assegurado. Desse modo, a seguradora tem garantias de recuperação evitando a perca total do veículo, diminuindo o valor do seguro.

Média de valor do seguro automotivo

Como podemos perceber no decorrer do artigo, a determinação dos preços de um seguro varia de acordo com alguns critérios que serão avaliados pela seguradora, portanto, não tem um valor médio específico.

Para saber mais sobre Seguro Automotivo, clique aqui.