Seguro de automóvel é um elemento imprescindível para quem é proprietário de um. Por mais tranquilo que seja eventualmente o local onde ele está estacionado, a única garantia de que um possível prejuízo possa ser ressarcido é quando o veículo possui seguro de automóvel.

É comum as pessoas selecionarem a alternativa mais barata, quando se trata de seguro. No entanto, é preciso levar em consideração uma série de outros fatores além do preço, pois caso aconteça uma coisa e esse seguro de automóvel não cobrir o incidente, você será obrigado a desembolsar mais dinheiro e o prejuízo será bem maior.

Daremos nesse artigo algumas dicas e recomendações de fazer escolher seguro de automóvel.

Dicas de como escolher seguro de automóvel

Abordaremos adiante alguns elementos que você deve levar em consideração na hora de escolher seguro de automóvel.

  • Avalie as coberturas

Quando estiver pesquisando sobre seguro de automóvel, não basta olhar apenas o preço. É fundamental verificar tudo aquilo que está e não está incluso nas coberturas.  Uma dica preciosa é que você reflita sobre os tipos de serviços que você precisar e deseja. Somente depois de listar as suas necessidades é que você deve fazer uma comparação de valores.

Além dos serviços inclusos na cobertura, é interessante que você verifique também as opções de planos disponíveis. Algumas seguradoras oferecem modalidades convencionais de seguros, de 12 meses e parciais.

  • Reputação no mercado

Tão importante em averiguar tudo aquilo que uma seguradora e seus respectivos serviços oferecem, é fundamental que você verifique se a empresa é confiável, se tem credibilidade no mercado. Isso não somente com relação a outras empresas do mesmo nicho e nichos afins e relacionados, mas também, obviamente, diante dos clientes.

A empresa deve obrigatoriamente ser idônea, honesta, transparente, enfim, ter uma excelente reputação no mercado. Um modo certeiro de fazer isso é fazendo uma consulta a órgãos que regulamentam o setor. Órgãos como a Susep e a CNseg.

Dar uma olhada em sites especializados em avaliações de empresas também é uma boa pedida.

  • Fique de olho na relação entre valores e coberturas

Como dissemos anteriormente, uma cobertura engloba uma série de serviços. No entanto, podem aparecer coberturas adicionais ou novos serviços. Atente igualmente para o fato de que alguns detalhes como, por exemplo, trocar de carro, mudar de endereço residencial, multas ou ganhar mais idade modifica os valores acordados.

  • Peça a ajuda de um corretor de seguros

Se você quer ter uma garantia maior de que estará sempre atualizado a respeito das franquias e coberturas de seguro de automóvel disponíveis, peça ajuda a um corretor. Você terá todo o auxílio de um profissional especializado. Além disso, se manterá sempre por dentro de ofertas e descontos.

Selecionando o melhor seguro de automóvel

Na hora de selecionar o melhor seguro de automóvel para você, atente para as suas necessidades, em primeiro lugar. Depois disso, tenha em mente de que não existe um modelo de seguro pronto. Você é que deverá negociar com a seguradora os elementos que deseja em sua apólice. Lembre-se que mais vale a pena um seguro com valor maior e maior proteção, do que um seguro em conta, mas cuja cobertura é reduzida.