Ao comprar um carro novo você será informado pelo vendedor da concessionária que em determinados períodos será necessário realizar a primeira revisão do carro. Isso significa que após seis meses, um ano ou então quando seu carro atingir determinada quilometragem, você deve levá-lo até a concessionária para que a revisão seja realizada.

Muitos motoristas costumam enxergar a revisão obrigatória como um problema. Essas pessoas consideram esse processo como desnecessário e algo que gera muitas despesas. Na verdade, a revisão obrigatória garante o bom funcionamento do seu veículo e além disso, deixar de realiza-la fará com que você perca a garantia de fábrica.

Por isso, nós preparamos algumas dicas e conselhos para você, que comprou um carro novo e não faz ideia do que seja uma revisão obrigatória. Antes de começar a se desesperar leia com atenção cada um dos itens. O mais importante é que você tenha noção que a revisão é fundamental para seu carro, então vamos as dicas:

Não deixe de realizar a primeira revisão do carro

Esta dica pode ser considerada como um conselho. Não deixe de realizar a revisão! Pode ser que alguns amigos ou familiares te digam que ela não tem importância e que seu carro nunca terá nenhum problema, mas logo abaixo você vai poder ver que a revisão é fundamental para o bom funcionamento do seu veículo.

Inclusive, listamos os 7 mitos e verdades sobre a revisão de carro obrigatória.

Não levar seu veículo em redes não credenciadas

Outra dica importante é nunca levar o seu carro em oficinas ou profissionais que não sejam credenciados com a concessionária do seu veículo. Esses locais podem oferecer peças de baixa qualidade por um preço menor que possa parecer vantajoso para você, mas além de perder a garantia de fábrica, seu carro pode ser prejudicado com peças de origem desconhecida.

Se programe para as revisões obrigatórias

Ao comprar o veículo você já saberá quando serão realizadas as revisões obrigatórias. O próprio vendedor irá te informar se você deve comparecer a concessionária depois um determinado período ou quilometragem, ou seja, você deve se programar para quando chegar essa hora, arcar com os gastos causados pela revisão.

A cada revisão o valor costuma ficar maior

As concessionárias costumam fazer diversas revisões obrigatórias nos veículos, as mais comuns são aquelas feitas com 10 mil, 20 mil, 30 mil, 40 mil e 50 mil quilômetros. Outras marcas tem o costume de chamar os motoristas após seis meses ou um ano. Tenha em mente que a cada revisão o valor pago fica maior, por isso é importante se programar.

Você perderá a garantia se não fizer a primeira revisão do carro

Se você não realizar a revisão obrigatória e seu carro tiver algum problema que exija a troca de alguma grande peça, como o motor em caso de pane ou troca de algum circuito, você não terá mais a garantia de fábrica, pois ela só é oferecida a você enquanto você comparecer as revisões. Uma vez que você deixe de fazer a revisão, você perde a garantia e caso seja necessário trocar alguma peça do seu carro, o prejuízo será grande.