O carro é um maravilhoso bem de consumo, trazendo conforto e praticidade. Para garantir maior proteção a esse bem, costumamos colocar seguro no carro. Mas como proceder quando queremos trocar de carro e o veículo atual já possui seguro? Você pode estar se perguntando como transferir o seguro do carro antigo para o atual e é isso que responderemos nesse artigo?
Passo a passo de como transferir o seguro do carro
Ter a chance de possuir um carro novo é sempre uma enorme satisfação e prazer. No entanto, é preciso lembrar que há algumas medidas que devem ser tomadas na aquisição de um novo veículo, ainda mais se você já possui um carro e com seguro.
Tendo isso em vista, elaboramos um passo a passo detalhado para te ajudar a saber corretamente como transferir o seguro do seu carro antigo para o carro novo.
-
Tenha a documentação em mãos
O primeiro passo é estar com toda a documentação em mãos. Isso inclui não somente a documentação do carro antigo, mas também a nota fiscal do carro novo.
-
Entre em contato com o corretor
Com toda a documentação organizada, entre em contato com o seu corretor de seguros. Pergunte a ele tudo o que é necessário para efetuar essa transferência. Ele irá te auxiliar em todo esse processo e fará com que seja o mais rápido possível.
-
Averigue as alterações no seguro
É fundamental que você saiba e leve em consideração que o valor do seguro provavelmente será diferente. Isso porque o cálculo desse tipo de serviço vai levar em conta todos os dados do veículo. Essa mudança nos valores pode ser para mais ou para menos.
-
Preste atenção nos itens que fazem a diferença nos valores do seguro
Já ciente de que os valores do seguro serão diferentes, para calculá-lo utiliza-se os seguintes elementos:
– Ano;
– Fabricação;
– Modelo;
– Valor de mercado;
– Coberturas;
– Garagem;
– Perfil do motorista (no caso você);
-
Verifique se há bônus acumulados
Procure verificar se há bônus acumulados no decorrer da utilização do carro antigo, pois eles podem ser repassados nessa transição e o valor então sofrerá um abatimento.
Informações úteis sobre o que acontece ao transferir o seguro do carro
Tenha consciência de que no caso dos valores aumentarem, será realizada uma cobrança a mais para você, caso você ainda esteja pagando ou mesmo já tenha pago. Ou seja, se o valor do seguro do carro ficar maior, você deve pagar a diferença para a seguradora.
Por exemplo: se seu carro anterior possuía um valor de 2 mil reais e o novo tem um valor de 2,5 mil, você deve então quitar a diferença de 500 reais.
Por outro lado, caso os valores do seguro fiquem menores, a seguradora ficará então encarregada de te devolver a diferença.
Garanta a proteção do seu carro novo
O processo de transferir o seguro do carro antigo o novo é consideravelmente curto. Por isso, não perca tempo antes de assegurar que o seu carro novo terá toda a proteção que necessita e merece, evitando quaisquer riscos.