Se você dirige há algum tempo, certamente já ouviu falar do recall de carros. Essa é uma operação que acontece quando as pessoas compram um carro novo, mas que vem da respectiva montadora possuindo algum defeito de fabricação, que por sua vez pode acabar representando um risco à integridade do motorista em questão e dos eventuais passageiros dentro dele.

No decorrer desse post, nós explicaremos a você o que é o recall de carros, como ele funciona, como saber se o seu carro recebeu alguma convocação e que direitos você possui no caso de uma situação como essa acontecer. Aprecie a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é o recall de carros?

O recall, conforme pode ser apreendido pelo próprio nome do procedimento, é uma espécie de chamado, de convocação, realizada pelas empresas montadoras e importadoras. O objetivo desse chamado é consertar algum eventual defeito de fabricação que foi encontrado nos carros.

Pode soar estranho, ter que imaginar que companhias desse porte, repletas de tecnologia, podem cometer alguma coisa desse tipo. No entanto, é óbvio que elas também estão sujeitas a cometerem erros. Aliás, esse tipo de fato é muito mais comum do que se possa imaginar.

Dependendo da gravidade do recall efetuado, pode acontecer até mesmo de toda a linha/lote ser completamente tirada de circulação. Apesar disso ser mais frequente do que se imagina, não é algo que acontece cotidianamente. Quando eles vislumbram o menor sinal de falha que seja, rapidamente já efetuam o recall.

O fato é que, infelizmente, isso também pode acontecer com você um dia. Nessa situação, a primeira coisa que você precisa fazer é estar ciente de todos os seus direitos.

Quais são os direitos dos consumidores no caso de recall de carros?

Se um dia ocorrer de você receber uma notificação sobre um recall do seu carro, fique sabendo que os seus direitos estão prescritos dentro do Código de Defesa do Consumidor. As empresas são expressamente obrigadas a cuidarem de todo o conserto do seu carro, sem qualquer tipo de despesa para você e sem um prazo de validade, ou seja, sem uma data limite para realizar essa ação.

Mesmo se o seu veículo não for novo, completamente fora da garantia, não se preocupe. Mesmo carros que se enquadrem nessa categoria também estão inclusos nos procedimentos de recall.

Outro aspecto muito importante é que as concessionárias não podem de forma alguma exigirem que o seu veículo esteja com a revisão feita para você ter direito ao recall de carros.

Como saber se foi feito o recall do seu carro e como efetuar um?

O recall do carro deve necessariamente ter a divulgação no site oficial da empresa. Além desse local, esse chamado deve ser realizado nos meios de comunicação e nos órgãos de defesa do consumidor. Se você ainda possui dúvidas se você recebeu um recall de carro, basta entrar no site do Denatran ou ainda no site do Senacon. Munido do CPF e do Renavam do veículo, você será capaz de procurar pelas notificações de recall.