O carro é um maravilhoso bem de consumo, trazendo conforto e praticidade. Para garantir maior proteção a esse bem, costumamos colocar seguro no carro. Mas como proceder quando queremos trocar de carro e o veículo atual já possui seguro? Você pode estar se perguntando como transferir o seguro do carro antigo para o atual e é isso que responderemos nesse artigo?

Passo a passo de como transferir o seguro do carro

Ter a chance de possuir um carro novo é sempre uma enorme satisfação e prazer. No entanto, é preciso lembrar que há algumas medidas que devem ser tomadas na aquisição de um novo veículo, ainda mais se você já possui um carro e com seguro.

Tendo isso em vista, elaboramos um passo a passo detalhado para te ajudar a saber corretamente como transferir o seguro do seu carro antigo para o carro novo.

  • Tenha a documentação em mãos

O primeiro passo é estar com toda a documentação em mãos. Isso inclui não somente a documentação do carro antigo, mas também a nota fiscal do carro novo.

  • Entre em contato com o corretor

Com toda a documentação organizada, entre em contato com o seu corretor de seguros. Pergunte a ele tudo o que é necessário para efetuar essa transferência. Ele irá te auxiliar em todo esse processo e fará com que seja o mais rápido possível.

  • Averigue as alterações no seguro

É fundamental que você saiba e leve em consideração que o valor do seguro provavelmente será diferente. Isso porque o cálculo desse tipo de serviço vai levar em conta todos os dados do veículo. Essa mudança nos valores pode ser para mais ou para menos.

  • Preste atenção nos itens que fazem a diferença nos valores do seguro

Já ciente de que os valores do seguro serão diferentes, para calculá-lo utiliza-se os seguintes elementos:

– Ano;

– Fabricação;

– Modelo;

– Valor de mercado;

– Coberturas;

– Garagem;

– Perfil do motorista (no caso você);

  • Verifique se há bônus acumulados

Procure verificar se há bônus acumulados no decorrer da utilização do carro antigo, pois eles podem ser repassados nessa transição e o valor então sofrerá um abatimento.

Informações úteis sobre o que acontece ao transferir o seguro do carro

Tenha consciência de que no caso dos valores aumentarem, será realizada uma cobrança a mais para você, caso você ainda esteja pagando ou mesmo já tenha pago. Ou seja, se o valor do seguro do carro ficar maior, você deve pagar a diferença para a seguradora.

Por exemplo: se seu carro anterior possuía um valor de 2 mil reais e o novo tem um valor de 2,5 mil, você deve então quitar a diferença de 500 reais.

Por outro lado, caso os valores do seguro fiquem menores, a seguradora ficará então encarregada de te devolver a diferença.

Garanta a proteção do seu carro novo

O processo de transferir o seguro do carro antigo o novo é consideravelmente curto. Por isso, não perca tempo antes de assegurar que o seu carro novo terá toda a proteção que necessita e merece, evitando quaisquer riscos.