O câmbio automático (ou marcha) de um veículo influencia diretamente a experiência do motorista e é um fator que deve ser levado em muita consideração na hora de comprar um carro.

Estatísticas apontam que, no Brasil, o câmbio automático já está longe de ser um item de luxo apenas para carros caros e que a porcentagem de carros com esse tipo de câmbio já chega a 40% de toda a frota.  Continue lendo para descobrir os prós, contras e dicas de manutenção do câmbio automático.

O que é o câmbio automático?

Nos carros com marcha automatizada, há um sistema que faz uma relação entre a velocidade do carro e as rotações do motor e faz a troca de marcha de forma automática, permitindo maior conforto e liberdade ao motorista.

Pensando em comprar um carro com câmbio automático? Antes de tomar sua decisão, confira todas as vantagens e desvantagens desse tipo de marcha.

Câmbio automático: vantagens

1. Maior conforto

Em primeiro lugar, o câmbio automático é uma verdadeira “mão na roda” para aqueles que prezam por conforto no trânsito diariamente. Ao deixar o pé esquerdo livre, a comodidade na hora de dirigir fica muito maior.

2. Trocas mais rápidas

É um fato: as trocas de marcha automáticas acontecem mais rapidamente do que as manuais.

3. Menos trabalho braçal

O trabalho braçal também fica muito reduzido e, consequentemente, dexige menos força para dirigir.

4. Seleção automática das velocidades apropriadas

Em uma cidade grande, um motorista troca em média 200 vezes a marcha por hora. Como já foi explicado acima, o câmbio automático é um sistema quem faz as relações necessárias para a troca da marcha através da força hidráulica.

A consequência de usar esse tipo de marcha? Menos cansaço no final do dia, é claro!

câmbio automático carro

5. Mais seguro

Como resultado de tamanha tecnologia e conforto, e ao contrário dos veículos com câmbio manual, os veículos com marcha atutomática são mais seguros: tanto na cidade, quanto nas estradas.

6. Mais atenção no trânsito

Já foi apontado que ao não precisar se preocupar com as trocas de marcha os motoristas acabam prestando mais atenção no trânsito, evitando acidentes.

7. Expectativa de vida maior

O câmbio automático costuma dar menos problemas e apresenta uma durabilidade muito superior ao manual, exigindo menos consertos.

Câmbio automático: desvantagens

1.Consome mais combustível

Como o esforço é feito pela própria máquina, está acaba utilizando mais combustível do que um carro com marcha manual.

2. Encarece o preço do veículo

Automóveis com câmbio automático costumam ser mais caros; o entanto, são cada vez mais comuns as opções mais em conta no mercado.

3. O conserto é mais caro

Apesar de quebrar com menos facilidade, o carro automático fica bem mais caro de consertar, dependendo do conserto, os custos podem variar de R$ 4 mil a R$ 30 mil.

A seguir, veja algumas dicas que podem aumentar diretamente a vida útil do seu câmbio:

Dicas de manutenção

    1. Aposte na prevenção
    2. Não coloque uma quilometragem alta demais no veículo.
    3. Faça manutenção regular da sua transmissão.
    4. Atualize o fluido da transmissão para um fluido sintético
    5. Invista em um líquido de arrefecimento de alta qualidade
    6. Realize a troca do filtro de câmbio com certa frequência
    7. Exija garantia.

Agora que você já conhece mais sobre as vantagens, desvantagens e manutenção de um carro com câmbio automático, conta pra gente:  você acha que esse tipo de marcha vale a pena?