As motos são mais econômicas em comparação aos carros. Além de possuírem um valor mais baixo de venda, as motos gastam menos combustível que os automóveis. Entretanto, encher o tanque não está tão barato assim, e aprender a economizar o combustível da moto é um fator essencial para o seu equilíbrio financeiro.

CLIQUE AQUI E COTE ONLINE SEGURO AUTO PARA SEU VEÍCULO

Diversos componentes da moto influenciam no gasto de combustível. Ainda, alguns comportamentos realizados pelos motociclistas também interferem no consumo de combustível. Desse modo, é importante ficar atento e manter a moto em ordem para que a eficiência do combustível seja alta.

Mas parece que essa preocupação não é muito vista nas cidades. Constantemente nos deparamos com motociclistas sempre em aceleração. Além disso, trocam de marcha rapidamente e freiam de modo abrupto. Essas situações aumentam o consumo de combustível e acabam por encarecer o bolso do motociclista.

Neste post você irá verificar algumas informações de como economizar combustível da moto. Portanto, fique atento e confira 6 dicas para fazer o combustível da sua moto durar mais!

Dicas úteis para economizar combustível da moto

  1. Mantenha a velocidade constante

A primeira dica é manter a velocidade da moto constante. Desse modo, é possível segurar o giro do motor em um valor ótimo. Para se ter uma ideia, uma moto andando a 90 Km/h a 6.000 giros gasta em média 30 Km/L de combustível. Este mesmo veículo a 110 Km/h a 7.000 giros resulta em um aumento de 20% no consumo de combustível, diminuindo a eficiência para 25 Km/L.

Ainda, é mais seguro para o motociclista ao adotar uma velocidade constante. Ele não precisará realizar freadas e retomadas a todo instante, o que exige perícia do condutor e maior desgaste do motor. Consequentemente, aumenta o gasto de combustível devido à aceleração corriqueira.

  1. Pneus calibrados sempre

Os pneus são componentes fundamentais, tanto no aspecto da segurança como para manter uma ótima eficiência do consumo de combustível da moto. Pense que um pneu murcho resulta em maior contato e atrito com o asfalto ou terra. Logo, a força necessária para a moto se locomover é maior.

Portanto, pneus descalibrados aumentam o consumo de combustível da moto. Adicionalmente, podem prejudicar o controle do motociclista, em especial se a moto estiver em velocidade moderada ou alta. Então, lembre-se: mantenha os pneus da moto devidamente calibrados.

  1. Realize a limpeza do filtro de ar quando necessário

Para que o combustível seja transformado em energia propulsora para moto é necessário a presença de oxigênio do ar atmosférico. Sem oxigênio não há combustão para a queima do combustível. Neste sentido, o filtro de ar é muito importante para manter a eficiência da utilização do combustível.

No ar das cidades há diversas impurezas que precisam ser filtradas. Desse modo, evita-se que o sistema de combustão da moto fique sujo, o que compromete a queima correta do combustível. Portanto, sempre verifique a condição do filtro de ar, e realize a limpeza ou troca deste filtro quando já tiver atingido o limite do seu uso.

  1. Harmonize as trocas de marcha

A troca de marchas deve ser realizada conforme a necessidade da potência da moto. Ou seja, à medida que a moto ganha velocidade, as marchas precisam ser trocadas para que o motor forneça a energia necessária. Neste contexto, as marchas devem ser trocadas conforme o giro do motor alcança um valor alto.

Por outro lado, caso o motociclista fique constantemente trocando e/ou forçando a marcha da moto, a eficiência do consumo de combustível da moto será afetada. Além disso, o câmbio das marchas, assim como outros componentes, serão desgastados sem precisar. Logo, o condutor terá ainda mais gastos com a moto devido à má utilização das marchas.

  1. Evite transportar peso em excesso

Todo veículo possui uma capacidade limite para transporte. A partir deste peso, o excesso começa a interferir na eficiência e na segurança do motociclista. Pense que quanto mais peso a moto tiver, maior a força que o motor terá que fazer para impulsionar o veículo.

Portanto, não leve bagagem em excesso! Adicionalmente, evite transportar itens desnecessárias. Mantenha apenas o essencial no bagageiro da moto para que não haja consumo de combustível acima do necessário.

  1. Não há necessidade de aquecer o motor

É um mito pensar que o motor precisa ser aquecido antes da moto começar a rodar. Atualmente, sistemas de injeção direta permitem que o motor seja aquecido em movimento.

Gostou das dicas? Aproveite as informações e economize o combustível da moto no seu dia a dia. Afinal, o valor do combustível está bem alto, e manter a sua moto em ótimas condições de uso possibilita menor desgaste do veículo e maior economia!