Comprar carros usados ou seminovos pode ser um investimento inteligente quando você precisa trocar de automóvel. A compra de carros novos sofreu um aumento considerável nos últimos tempos devido à economia. Por isso, carros usados aparecem como uma ótima alternativa, desde que você saiba o que e como procurar.

Um dos passos mais importantes ao iniciar o processo de compra de carro usado é certificar-se de buscar o relatório de histórico de carros usados, além de ter um mecânico certificado que possa inspecionar o carro.

Para evitar que sua compra se torne um grande problema, e evitar problemas futuros, separamos 5 dicas para comprar carros usados sem riscos. Confira a seguir:

Check-list básico antes de comprar carros usados

1. Encontre o carro usado certo para você

Apesar de parecer óbvio, você não deve simplesmente ir a concessionárias de carros usados ​​e iniciar o processo de compra. Primeiro, confira os classificados online de carros usados e, em seguida, busque nos sites de jornais locais para ver os anúncios automotivos. Procure por veículos vendidos perto da sua residência.

2. Investigando a história do carro

Esta é a dica mais importante a seguir ao comprar carros usados. Nunca compre um carro sem primeiro verificar o que está comprando. Faça um relatório sobre o histórico do carro. Dessa forma, você terá certeza do que está prestes a comprar.

3. Financiando um carro usado

O financiamento é tratado de forma diferente, dependendo se você vai comprar de uma concessionária ou em uma negociação pessoal. De qualquer forma, a maioria dos bancos não lhe dará empréstimo para um carro com mais de 4 ou 5 anos.

Em geral, você pagará pelo menos 2% a mais pela compra de carros usados, diferente do que faria com um empréstimo de carro novo. no entanto, poderá compensar usando um emprestador online especializado em financiar carros usados, como os que recomendamos.

4. Negociando como um profissional

De todos os passos para comprar um carro usado, a negociação cara-a-cara é a mais assustadora! Você precisa usar todas as informações disponíveis a seu favor para reduzir o preço. Antes de começar a negociar, invista tempo para fazer todas as pesquisas que recomendamos.

5. Fechando o negócio

Agora que sua negociação de preço está completa, é hora de finalizar a transação. Não aconselhamos que o pagamento seja realizado em dinheiro, pois, se algo der errado, você pode ter problemas para conseguir seu dinheiro de volta.

Transportar grandes somas de dinheiro também é extremamente perigoso. Para sua segurança, utilize cartão de crédito ou cheque. Assim você terá uma pista de papel e algum recurso disponível se algo der errado.

Dica importante antes de comprar carros usados

Para fechar nossas dicas para comprar carros usados ou seminovos, ressaltamos que a compra de veículos de uma loja especializada em carros usados ou seminovos é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor, com 90 dias para reclamações em geral. Para casos de compra particular, existe proteção pelo Código Civil, porém o trâmite é um pouco mais complicado.

Ao comprar seu carro, não se esqueça também de fazer um seguro auto para ficar protegido. Caso você já possua um plano, veja nosso próximo artigo sobre como transferir o seguro auto para o novo veículo adquirido.