Nada melhor do que juntar toda a família, pegar o carro e viajar. Conhecer novos lugares, passar por incríveis experiências ao lado de quem nós amamos. Nessa hora tudo tem que ser muito organizado. Nenhum item da mala pode ser esquecido, o protetor solar das crianças, aquele dinheiro extra para alguma emergência, mas e o carro? Você faz manutenção do carro antes de viajar?

A manutenção veicular é uma das etapas mais importantes na hora de preparar a viagem de férias, mas infelizmente muitos não dão importância e acabam deixando de dar atenção ao veículo. Seja por preguiça, descuido ou até mesmo por não querer gastar dinheiro com oficina.

A verdade é que um carro sem manutenção tem grandes chances de te deixar na mão na estrada e acabar estragando sua viagem. Além disso, o valor gasto com uma peça, depois dela já estar quebrada, é muito maior do que você pagaria por um simples reparo antes de viajar.

O grande problema é pensar que nada de errado irá acontecer com você, e que imprevistos só acontecem com o amigo ou o vizinho. Todos nós estamos suscetíveis a surpresas como um pneu furado ou problemas na bateria.

Na dúvida, o melhor é fazer uma manutenção preventiva em seu veículo sempre antes de viajar com ele.

Manutenção do carro: o que checar antes de viajar?

Antes de viajar, você precisa checar alguns dos principais itens para a manutenção do carro, como pneus, bateria, filtros, alinhamento e suspensão. Claro que muitas pessoas não fazem a mínima ideia, por exemplo, de como checar o estado de um pneu, para isso as oficinas mecânicas existem.

Conheça um pouco mais sobre quais principais itens você deve checar antes da viagem começar:

  • Pneus: Os pneus são parte fundamental do seu carro, afinal, eles estão expostos ao clima, ambiente e em contato com a estrada, por isso é tão importante checar o estado dos pneus antes de viajar. Calibrar todos eles e verificar se algum está careca. A grande dica está em checar também o estado do pneu reserva (estepe), você não sabe quando irá precisar dele.
  • Alinhamento e balanceamento: Outro ponto importante na hora da manutenção do carro é o alinhamento e balanceamento. Essas duas etapas evitam que você sinta problemas na hora de dirigir, como o veículo “puxando” para um lado, ou vibrações ao fazer uma curva. O alinhamento e balanceamento permitem que o carro reaja exatamente ao comando dado por você.
  • Itens de segurança: Os itens de segurança de um carro são o macaco, chave de roda e triângulo de sinalização. Todo carro deve ter esses três itens antes de começar uma viagem. Caso seja necessário trocar um pneu ou verificar a parte debaixo do carro você precisará de um macaco e de uma chave de roda. O triângulo garante sua segurança pois serve para sinalizar a outros motoristas que seu carro está com problemas na estrada.
  • Outros detalhes: Há outros itens que devem ser verificados como bateria, velas, filtros e suspensão. Os detalhes são muitos e uma pessoa leiga não consegue identificar os problemas nessas partes do carro, por isso é fundamental levar seu veículo até uma oficina antes de viajar para realizar uma manutenção preventiva.