Por acaso os faróis do seu automóvel estão com a aparência embaçada ou amarelada? Então realmente está na hora de limpá-los. Os faróis são itens obrigatórios nos veículos – de acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito). São eles que garantem a sua segurança e de terceiros durante as noites. Mas como é uma peça que fica exposta, o farol do carro acaba suja facilmente.

CLIQUE AQUI E COTE ONLINE SEGURO AUTO PARA SEU VEÍCULO

Manter os faróis do carro limpos é importante, pois a sujeira diminui a sua capacidade de iluminar. Com menos luz, você e outras pessoas podem estar em risco. Além do que é muito desagradável termos alguma parte do nosso auto suja, não é?

Para fazer a limpeza do farol do carro, especialistas ensinam duas receitas caseiras que garantem deixar a peça totalmente limpa. Seus faróis ficarão como novos, limpos e brilhantes.

Formas caseiras para manter o farol do carro limpo

Pasta de dentes

Isso mesmo! Parece estranho mas a pasta de dentes faz milagres para um farol sujo, embaçado e amarelado. Além disso, reduz a aparência de possíveis arranhaduras ou manchas resistentes que tenham no farol do carro.

Mas, por que pasta de dentes para limpar e conservar os faróis do auto limpo? Pois os faróis sofrem oxidação em razão da umidade, do calor, da chuva, etc. E trata-se do mesmo processo que deixa os nossos dentes sujos. Daí o uso desse produto para limpar o farol do carro.

Limpar com pasta dental é simples: Providencie um tubo de pasta de dentes e um pedaço de estopa limpa.
Molhe o farol do carro primeiro. Depois, distribua bastante pasta de dentes pelos faróis do seu automóvel. Vá esfregando com a estopa, fazendo movimento suaves e circulares, por cerca de 2 minutos. Em seguida, limpe toda a pasta de dentes do farol do carro com um pano limpo e macio.

Caso você queira, finalize a limpeza com cera para carros. Você verá que os faróis estarão limpos e brilhantes como novos!

Vinagre, detergente e bicarbonato de sódio

Essa outra receita caseira e estranha para limpar e conservar o farol do carro tem os seus motivos. O vinagre, por exemplo, tem ação adstringente, que faz desgrudar particular do farol. Já o detergente retira a oleosidade dos faróis, que o deixam amarelados.

Enquanto isso, o bicarbonato de sódio ajuda na limpeza geral dos faróis, além de dar brilho.
Para fazer esse processo de limpeza, também é simples.

1. Primeiramente, você irá misturar 3 gotas de detergente em 1 copo de água e misturar. Molhe os faróis do auto com água limpa.

2. Agora, aplique a mistura nos faróis com a ajuda de um pano limpo ou uma estopa limpa e faça movimentos circulares com um pedaço de estopa limpa, até remover toda a sujeira.

3. Em seguida, remova o detergente do farol do carro com a ajuda de um pano umedecido em água ou estopa.

4. Agora, providencie ¼ de copo de vinagre e ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio. Você verá que acontecerá uma reação química, formando uma espuma.

5. Com um pano ou uma estopa limpa, aplique essa mistura nos faróis do carro, com movimentos delicados e circulares. Depois, remova os ingredientes com um pano limpo seco.

Caso queira, finalize a limpeza com cera. Seu automóvel parecerá que ganhou faróis novos. Eles ficarão totalmente limpos, livre de manchas e amarelados e brilhantes.

Outras dicas para limpar e conservar o farol do carro

Além dessas duas receitas caseiras para você dar vida nova aos faróis do seu automóvel, mantendo a sua direção durante a noite mais segura, outras dicas simples lhe ajudarão a limpar e conservar o farol do carro limpo por mais tempo. Confira as dicas a seguir:

1. Antes de fazer qualquer processo para limpar o farol, molhe-o primeiro, para evitar possíveis riscos ou arranhões.
2. A estopa é o melhor material para esfregar nos faróis sujos, pois não oferece risco de danificá-los.
3. Recomenda-se polir com cera os faróis do veículo, depois de limpá-los. A cera ajuda a preservar os faróis de eventuais riscos.
4. Se mesmo com as receitas ensinadas, os faróis do automóvel continuam sujos das duas uma: ou você não limpou direito ou os faróis já estão velhos, a ponto de ter de trocá-los.

Silicone para proteger o farol do carro

Além de limpar o farol do seu carro, se você desejar manter a peça mais protegida de danos e limpa por mais tempo é possível fazer a aplicação de um revestimento de silicone. Esse serviço você consegue fazer em seu auto em oficinas mecânicas.

Vai pegar estrada? Confira também dicas incríveis para botar o pé na estrada sem imprevistos. Manter o carro limpo e a manutenção em dia é a melhor forma de evitar danos e aborrecimentos, principalmente na hora de viajar.