Adquirir um carro é sempre uma alegria. Proporciona comodidade, conforto e é incrivelmente útil, facilitando e muito a vida cotidiana. No entanto, é fundamental que se preze pela segurança e proteção do carro, uma vez que é um dos alvos preferidos da ação de ladrões. Contratar um seguro, diante desse cenário, é essencial. As opções de apólices e coberturas são variadas, assim como os preços, mas é possível determinar um preço médio do seguro de carros.
É preciso lembrar também que os preços dos seguros dos carros são os mais diversos possíveis. Tudo vai depender de uma série de fatores, como ano de fabricação, modelo, marca, perfil do motorista, entre muitos outros. A quantidade de coisas inclusas na cobertura também oscila bastante.
Não há uma tabela fixa do preço médio do seguro de carros. Isso porque o cálculo do preço médio do seguro de carros envolve uma série de variáveis, conforme já citamos acima. As seguradoras avaliarão todas elas, mensurando os possíveis riscos para conceder proteção ao proprietário e ao veículo e aí sim estipulam os preços.
A fim de se facilitar os cálculos, as pesquisas determinam um perfil. No caso das tabelas apresentadas a seguir, o preço dos seguros definiu como perfil padrão um homem solteiro, na casa dos 35 anos, que possui habilitação desde os 18 e que acabou de adquirir um carro zero.
O levantamento tomou como base os preços praticados em algumas capitais brasileiras.
Tabela do preço médio do seguro do Chevrolet Ônix
Tabela do preço médio do seguro da Hyundai HB20
Tabela do preço médio do seguro do Ford Ka
Tabela do preço médio do seguro do Volkswagen Polo
Tabela do preço médio do seguro do Renault Kwid
Tabela do preço médio do seguro do Volkswagen Gol
Tabela do preço médio do seguro do Toyota Corolla
Tabelo do preço médio do seguro do Chevrolet Prisma
Tabela do preço médio do Jeep Compass
Créditos das tabelas: site Revista Exame.
O cálculo do preço médio de seguro de carros
O cálculo do preço médio se valeu, como parte de sua base, do ranking dos carros mais vendidos, de 0 km, de acordo com dados fornecidos pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (FENABRAVE).