Os brasileiros ainda pagam um preço alto por carros novos em comparação a países como EUA, Argentina, França e no Japão. Isso porque o Brasil ocupa, atualmente, a 8ª posição entre os maiores fabricantes de automóveis do mundo, segundo a Organização Internacional dos Construtores de Automóveis (OICA).

No entanto, especialistas estimam que a margem de lucro para as montadoras brasileiras é pelo menos o dobro da praticada no exterior, o que pode significar uma concorrência insatisfatória. Para cada carro vendido no Brasil, a montadora lucra 10%. Nos EUA o percentual é de 3%, segundo o Sindipeças, Sindicato Nacional da Indústria de autopeças.

Podemos afirmar que a indústria brasileira está entre as mais importantes do mundo. O governo por sua vez está constantemente ofertando incentivos para que os fabricantes possam aumentar sua produção, além disso, os banco também oferecem novas oportunidades de financiamento para carros novos.

Optar por carros novos vale à pena?

Quando você investe em um carro novo, é preciso levar em consideração todos os custos envolvidos: IPVA, Financiamento, Seguro e o custo fixo de combustível, que tem sofrido variações constantes. A gasolina também aumenta constantemente e isso acaba onerando ainda mais o bolso do consumidor.

Mas, um grande destaque do mercado de automóveis são os modelos híbridos, que funcionam com o motor à gasolina e também elétrico, gerando uma economia maior ao consumidor e reduzindo a emissão de gases na atmosfera.

Deseja comprar um carro novo? Confira a lista abaixo dos carros novos mais econômicos:

Os 10 carros novos mais econômicos no Brasil

Se você está pensando em comprar um carro novo, mas está na dúvida em relação ao modelo, aconselhamos que um modelo econômico seja a melhor opção visto a evolução no preço dos combustíveis, principalmente da gasolina. Confira a nossa seleção de modelos de carros novos mais econômicos do Brasil:

1. Toyota Prius: faz 18,9Km/l na cidade com um motor 1.8VVT-I Híbrido

2. Ford Fusion Hybrid: faz 16,8 Km/l na cidade com um motior 2.0 Ecoboost Híbrido

3. Lexus CT200H: faz 15,7Km/l na cidade com um motor 1.8 Híbrido

4. Peugeot 208 Active: faz 14,8 Km/l na cidade com um motor 1.2 Flex

5. Citroen C3 Origine: faz 14,8 Km/l na cidade com um motor 1.2 Flex

6. Volkswagen Up Move TSI: faz 14,3 Km/l na cidade com um motor 1.0 TSI Flex

7. Volkswagen Up Take: faz 14,2 Km/l na cidade com um motor 1.0 MPI Flex

8. Fiat Argo: faz 14,2 Km/l na cidade com um motor 1.0 Flex

9. Renault Sandero Authentique: faz 14,2 Km/l na cidade com um motor 1.0 SCE Flex

10. Fiat Mobi Drive GSR: faz 14 Km/l na ciade com um motor 1.0 Flex

O ranking de carros novos mais econômicos do Brasil foi criado a partir da quantidade de KM rodados por litro que cada carro faz dentro de uma cidade, considerando as paradas, sinais, quebra-molas entre outros. Na estrada, a performance melhora, uma vez que são mais quilômetros rodados por litro de combustível.

Lembrando que alguns dos modelos citamos são híbridos, ou seja, o  motor funciona tanto com gasolina quanto à energia elétrica.