A fonte do barulho na suspensão pode ser difícil de localizar. O som percorre as partes metálicas do carro, fazendo parecer que determinado componente está com defeito, quando, na verdade, o ruído é originário de outra área totalmente diferente. Também é provável que um ruído seja intermitente e difícil de duplicar.
O primeiro passo é determinar o motivo do ruído. Essa medida é extremamente importante porque muitos fatores contribuem para a capacidade de duplicar o ruído, fazendo com que não seja simples a identificação do barulho na suspensão.
Determinando as causas do barulho na suspensão
Uma das medidas necessárias, é descobrir que tipo de ruído o veículo está fazendo. Barulhos do tipo “rangido” ou “gemido” ou “estalo” é normalmente causado por uma bucha desgastada ou até mesmo quando dois objetos de metal se esfregam um contra o outro. Um “grunhido” ou “gemido” pode ser causado por um rolamento ou pneu gasto.
Em alguns casos, apenas o simples fato da carga no veículo, como o número e o tamanho dos passageiros ou da carga, pode alterar ou eliminar um ruído.
Diagnosticando o barulho na suspensão
Uma vez que sua inspeção visual esteja completa, e que não tenha componentes visivelmente desgastados, é hora de verificar outras possíveis causas de ruído. É preciso ser um verdadeiro detetive para encontrar o ruído em um veículo, especialmente quando ocorre um problema intermitente. Use e abuse da sua criatividade, tanto na forma como você faz o ruído, quanto para determinar a causa.
Um dos itens que achamos útil é a pistola de temperatura ou sonda conectada ao seu multímetro digital. Como o atrito gera calor, um aumento na temperatura é um indicador claro de um problema. Por exemplo, se você tiver um ruído de “lamúria” ao testar o veículo na estrada, use a pistola de temperatura para medir a temperatura de cada cubo da roda. Depois, basta ver lado está mais quente.
Se estiverem na mesma temperatura, o ruído pode ser causado por um pneu. Se eles são diferentes, certamente o ruído é causado por um rolamento do cubo defeituoso. O teste de temperatura também pode ser usado para determinar se um suporte está funcionando corretamente.
Outro ponto de atenção é com barulhos incomuns, que soam áspero ao ouvido. Pode ser um indicativo de problemas na suspensão, pois ela “estala” em casos como esse, principalmente quando em uma estrada com desnível ou algo parecido.
#Dica: Se o seu veículo for utilizado para transporte de cargas, com caminhonetes ou veículos maiores, faça um teste retirando um pouco da sua carga e ande por um pequeno trajeto para certificar que o ruído não irá mais ocorrer.
Dificuldades para identificar barulhos na suspensão
Os ruídos que “viajam” podem ser os mais difíceis de diagnosticar. O ruído do tipo “pop” ou “snap” percorrerá toda a suspensão, dificultando a determinação da causa raiz. Pode soar como se estivesse vindo do suporte ou até mesmo do braço de controle superior.
Para determinar a causa, e ser mais simples a identificação do barulho na suspensão, uma das ferramentas mais úteis é o Steelman Smart Ear. Ela utiliza uma série de transmissores sem fio fixos, que são conectados a vários componentes do veículo e um receptor. Ela permite que o técnico ouça os ruídos gerados por esses componentes.
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