Ter um seguro de carro hoje em dia é fundamental para estar prevenido em casos de eventuais incidentes, sejam eles em caso de danos, danos a terceiros, perda total, incêndio entre outros. E mais do que uma precaução, é um cuidado a mais com o seu bolso, uma vez que dependendo do tipo de franquia adequado ao seu perfil, você consegue economizar ainda mais ao escolher o seguro para o seu carro. São dois tipos de franquias: franquia reduzida e franquia normal. Vamos entender cada um deles e te ajudar a identificar a melhor opção para você.

Ao fazer uma cotação de seguro de carro, nos deparamos com duas opções de franquia e, muitas vezes, acabamos nem comparando todos os pontos para decidir, e já vamos optando pela normal, que é mais comumente utilizada. No entanto, em alguns casos, é possível optar pela franquia reduzida, continuar protegido e ainda economizar mais com seguro de carro.

Mas afinal, o que é franquia no Seguro de Carro?

Antes de entrarmos a fundo neste assunto, precisamos saber o que é franquia e o que é sinistro no seguro de carro. Isso porque são dois termos que você lerá bastante em contratos, e para contratar o seguro de carro certo, você precisa entender cada informação.

Sinistro é o tipo de ocorrência que o carro sofre, é o acidente em si: uma batida, pegou fogo, foi roubado? Essa ocorrência não pode ser premeditada. Isso categoriza crime e não há cobertura pela Seguradora.

Veja também
6 Perguntas para fazer na cotação do seguro auto

Já a franquia é o valor estipulado pela seguradora que você terá de arcar para arrumar o veículo, caso não haja perda total ou ele tenha sido encontrado em caso de roubo.

Ou seja. Você contratou um seguro de carro e seu carro foi roubado. Se ele não for encontrado, a seguradora terá que te indenizar com o valor total do carro mediante Tabela Fipe. Mas caso ele seja encontrado e tenha suas partes quebradas, há algo a analisar. Qual custo para arrumar? Se for superior à sua franquia, você arca com a franquia e a seguradora cobre o resto. Se for menor que o valor da sua franquia, você arca com o valor sozinho. Se o carro não for encontrado, você não paga a franquia.

Ao contratar um seguro de carro, temos duas opções de franquias para escolher: a franquia normal e a franquia reduzida. O que interfere diretamente é o valor que você irá ter de pagar, e não a cobertura.

Franquia Normal: O custo total do seguro acaba saindo mais barato. Mas caso aconteça algum incidente e você tenha que arcar com o custo da franquia, ele será maior do que seria caso tivesse selecionado a franquia reduzida.

Franquia Reduzida: O custo total do seguro é mais alto, no entanto, em caso de necessidade de arcar com a franquia, o valor será menor do que seria caso optasse pela franquia normal.

Ficou claro? Quando mais caro o custo total do seguro, menor o custo da franquia. Quando mais em conta o valor total do seguro de carro, mais caro a franquia.

E isso tem uma explicação.

Porque há diferença nos custos em Franquia Normal e Franquia Reduzida no Seguro de Carro?

Há alguns perfis de pessoas que correm mais risco de sofrerem acidentes do que outras. Tomemos como base uma mulher de 29 anos que usa o carro somente para passeio, de segunda a sexta e guarda o carro na garagem de casa. Agora vamos comparar com um jovem de 19 anos, que acabou de tirar a casa, que usa o carro para ir para faculdade, trabalhar, viajar e não possui garagem.

Os dois exemplos acima representam diferentes perfis e cada um representa um nível de risco para a seguradora. Dessa forma, há opções diferentes também para a franquia.

No exemplo do jovem que acabou de tirar a carta, é recomendado que ele opte pelo seguro de carro com franquia reduzida, uma vez que ele corre mais risco de colisão, roubo e demais sinistros. Assim, financeiramente, é mais vantagem para ele, pois ele terá de arcar mais vezes com a franquia.

Já no primeiro exemplo, que é geralmente a opção da maioria dos brasileiros, o adequado seria optar pela franquia normal, uma vez que o risco de sofrer incidentes é menor.

Aproveite e encontre já a melhor opção de Seguro de Carro para você.