Atualmente no mercado, existem alguns modelos de alarmes que contam com especificidades diferentes de proteção para os automóveis. Conhecer um pouco sobre o funcionamento de cada um deles é muito importante.

E neste artigo, te mostraremos os modelos e as vantagens de utilizá-los para a segurança do seu automóvel.

Sensor de movimento

É bem comum hoje em dia os carros saírem das fábricas com um equipamento chamado acelerômetro. A função dele é prestar um auxílio aos itens de segurança, como o controle de estabilidade, com a intenção de captar os movimentos do automóvel.

O acelerômetro quando integrado ao alarme, consegue realizar o disparo em casos de roubo, mesmo sem a abertura de nenhuma porta ou quebra dos vidros.

Alarme perimétrico

Geralmente, os carros zero km são mais comuns de contarem com esse tipo de alarme perimétrico. Ele realiza o monitoramento somente de aberturas impróprias das portas, o qual ativa o alarme sonoro.

Alarme volumétrico

Um sensor que é ultrassônico, o qual realiza a emissão de ondas sonoras no interior da cabine do carro é o que faz parte deste modelo. Essa emanação das ondas ocorre para que as movimentações sejam monitoradas por lá.

Trata-se de um equipamento com duas cápsulas. A primeira é um alto-falante e a outra um microfone. O auto-falante faz a emissão de sinais que encontram então o microfone.

Quando o carro encontra-se fechado, a onda sonora que chega até o microfone é uma, mas caso as janelas sejam quebradas ou violadas, por exemplo, o perfil desta onda vai ser modificado e realiza a indicação ao módulo eletrônico que o carro está sendo violado, então disparo de som acontece.

Como acionar?

A maneira mais comum de ligar um alarme é a partir de controle remoto, o qual gera ondas de rádio, que são interpretadas pelo sistema que o faz ser armado.

No entanto, é possível que exista um engano no sistema para que o impedimento da ativação do alarme ocorra. Mas é necessário avaliar as condições do equipamento para saber se consegue executar as tarefas certeiras.

Lugar certo para instalação

É importante se atentar ao local em que o alarme vai ser colocado. É muito importante que ele seja colocado em uma oficina credenciada pela montadora do carro, pois caso contrário, é possível que se perca a garantia.

Tome os melhores cuidados

Logo após a conquista do carro dos sonhos, é preciso se atentar à alguns pontos. Segurança é extremamente importante, da mesma forma que as manutenções também.

Para fazer a limpeza do carro, é preciso alguns equipamentos para auxiliar, como por exemplo:

  • mangueira;
  • panos;
  • buchas de lavar;
  • detergentes ou sabões neutros;
  • aspirador de pó.

Isso tudo para que a limpeza seja feita em casa. Porém, é possível também, fazer limpezas profissionais, as quais podem ser em lavanderia industrial de carro ou lava-jato.

Esses locais contam com tendas para eventos para proteção dos automóveis que estão sendo limpos, além de profissionais especializados na limpeza dos carros e também os produtos de alta qualidade para um carro limpo e brilhoso.

Cuidar de itens como motor, freio, das manutenções, alinhamento, balanceamento, nível de óleo, nível de água, entre outros, é muito importante e são questões que não podem ser esquecidas para que a vida útil do carro seja realmente boa e longa.

Cuidar bem do seu carro é essencial, por isso, Não deixe de analisar as condições e de cuidar bem do seu carro, assim ele será sempre bonito e estará seguro.