Para quem trabalha de forma profissional com a compra e venda de veículos usados ou apenas pretende vender o mesmo para passá-lo a frente, a tabela Fipe é a principal aliada nestes casos.

A partir do momento em que um veículo sai da concessionária, este já desvaloriza e passa a valer um valor mais baixo.

Deste modo,  é preciso alguns padrões para que este preço não cai muito ou que o comprador ou vendedor de um veículo seminovo ou usado não seja passado para trás.

A tabela Fipe é isto, uma espécie de guia para quem deseja comprar ou vender seu veículo usado ou seminovo e não sabe quanto cobrar, esta pode te dar uma ajuda.

Para que serve a tabela Fipe

A tabela Fipe possui a finalidade de guiar pessoas que pretender comprar ou vender um veículo usado ou seminovo com uma média de preços que se baseia em uma série de fatores.

O comércio de veículos usados é um que cada vez mais cresce no Brasil, e a tabela tem como finalidade dar uma padronizada nos valores.

Assim, caso você deseja vender o seu veículo, pode-se usar os valores disponibilizados pela tabela Fipe.

O mesmo vale para a compra, caso ache que o valor cobrado pelo veículo está muito acima do mercado, você possui um local onde pode conferir se o mesmo é abusivo ou não.

Entretanto, uma das funções que a tabela Fipe possui e a maioria das pessoas desconhece é a sua utilidade no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores ou IPVA.

A tabela é usada como base para o cálculo do imposto cobrado sobre cada carro, usando o  modelo e ano de fabricação como parâmetros para o mesmo.

Para o saber o valor do imposto sobre um determinado veículo, basta calcular a alíquota pelo valor que a tabela Fipe estabelece para o mesmo.

Mas lembre-se, é apenas uma referenciais, os valores podem variar para mais ou para menos, dependendo do estado e ano do veículo.

Quem gerencia a tabela Fipe

A tabela Fipe é fundada e gerenciada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que visou criar um guia para o comércio de veículos usados e seminovos no Brasil.

Os parâmetros utilizados para o cálculo que originam os valores da tabelas são os mais diversos, que podem até mesmo variar de cidade para cidade, caso você more no interior ou em uma capital.

Outra fator levado em consideração no cálculo também é o ano do veículo, modelo e se o mesmo é nacional ou importado.

Entretanto, quando você for comprar ou vender um veículo utilizando a tabela Fipe, é preciso que se leve em conta detalhes sobre o veículo em questão.

Como se o mesmo está com a documentação atrasada, quilometragem, parte mecânica, originais de fábrica que o mesmo ainda possui, avarias na latarias e afins.

Até mesmo a cor do veículo pode influenciar no valor, uma vez que a cores que são bem mais valorizadas do que outras.

Tais fatores podem desvalorizar ou valorizar o seu veículo ainda mais, por isso cabe a você ter bom senso e julgar bem ao utilizar a tabela Fipe.

Sua importância

Com a recente crise do mercado financeiro atual, os números de carros novos vendidos sofreram uma queda de 20,9%.

Mesmo criada a tanto tempo, 1973, a tabela Fipe sempre teve como proposta impulsionar e facilitar o comércio de veículos usados e seminovos.

Você que mesmo em tempos de crise, ainda deseja adquirir o seu tão sonhado veículo, sabendo utilizar corretamente a tabela pode conseguir comprar seu automóvel e ainda garantir um bom preço.

É importante ressaltar que os valores apresentados na tabela podem variar de um mês para o outro.

Por isto, caso você trabalhe com a venda de veículos usados, o recomendado é realizar pesquisas frequentes na tabela Fipe para se atualizar.

Devemos sempre utilizar esta ferramenta a nossa favor, como forma de economizar e de saber qual o preço cobrado em uma venda.

Então já sabe, antes de vender ou comprar um veículo usado ou semi novo, não deixe de conferir os valores que a tabela Fipe disponibiliza, o cálculo é um processo simples que qualquer pessoa sozinha consegue realizar.