Quando conquistamos o primeiro carro, todos os cuidados são feitos para que ele tenha uma vida útil estendida. Mas muitas vezes, manter todos esses cuidados ao longo do tempo, pode se tornar algo difícil.

Porém, conseguir deixar o carro sempre em ordem, tanto em questões mecânicas e elétricas, como em questões de beleza e cuidado do automóvel, é essencial para que no futuro seja possível conseguir negociar o carro.

A seguir, te apresentamos algumas dicas que são fundamentais para que os cuidados com o seu carro sejam feitos, dicas essas fáceis e tranquilas de serem seguidas.

Comece pelas revisões

Existem algumas recomendações específicas, vindas do fabricante, geralmente em etiquetas personalizadas dentro do próprio automóvel, para quando o carro é zero quilômetros. Elas consistem na periodicidade em que em se deve realizar as revisões.

No caso de veículos seminovos, os cuidados e a atenção precisam ser redobrados, já que não existem especificações para que as revisões sejam feitas. Para esse tipo de situação, a indicação é a cada seis meses, buscar fazer a inspeção do veículo.

Observação aos freios

O líquido dos freios do carro precisam ser checados sempre que possível. Quando o nível no reservatório estiver abaixo do recomendado, pode ser que algum tipo de vazamento esteja acontecendo.

Mas se nenhum tipo de problema em relação a vazamento foi observado, pode ser que as pastilhas e os discos de freios estejam então desgastados. Nessa hora o mecânico é quem vai resolver o problema para você.

Os cuidados com o motor

E como lembramos do mecânico no parágrafo anterior, precisamos ressaltar a importância de cuidar do motor do carro, equipamento essencial para o funcionamento. Qualquer tipo de alteração observada, precisa ser cuidada para que não cause maiores problemas.

Algumas características que podem indicar mudanças no funcionamento do motor do carro, consistem em:

  • barulhos diferentes;
  • emissão de fumaça;
  • vazamento de água ou óleo;
  • falhas nos sensores;
  • painel com indicações precisas;
  • nível baixo de lubrificante;
  • superaquecimento.

Quando esse tipo de situação acontece com o carro, é de suma importância levá-lo até o mecânico para que os cuidados necessários sejam tomados e seu carro volte a funcionar de maneira exemplar.

Não esqueça dos pneus

Quatro itens essenciais para que um carro consiga rodar de forma ideal, são os pneus. A primeira preocupação consiste no desgaste deles.

Por isso, é importante analisá-los. Caso o desgaste se encontre no centro dos pneus, mostra que a pressão ao calibrar tem sido maior do que a recomendada.

Mas caso o desgaste dos pneus se encontre nas laterais, mostra que a pressão tem sido menor do que o indicado.

A calibração dos pneus, feita na pressão certa, evita diversos problemas com o carro como um desgaste precoce, além disso, a economia de combustível também pode ser feita a partir dos cuidados certos.

Tratamentos externos do carro

E não é somente do interior do carro que se deve cuidar, mantê-lo bonito e com uma boa apresentação faz toda a diferença, ainda mais quando se pensa em trocar ou então vender o carro em um futuro próximo.

Procurar lavá-lo toda a semana ou a cada 15 dias, pode ser uma boa opção para deixar o carro sempre limpo.

Mas além da limpeza, outro ponto importante é em relação a pintura. Sempre que perceber que alguma parte do carro desgastou devido à ações do tempo ou então por conta de pequenos acidentes como, arranhões, repintar o carro pode ser uma boa opção.

Carro também é segurança

E como várias questões giram em torno dos cuidados com o carro, não poderíamos esquecer da segurança. Nos últimos tempos, muitas pessoas tem optado pela blindagem de carros.

Os carros que contam com esse tipo de proteção, contam com uma espécie de “armadura”. Dessa maneira, evita-se  que projéteis disparados por armas de fogo, por exemplo, alcancem o interior, ou então, que acidentes ocasionem grandes estragos.

E além disso, é sempre bom analisar se o extintor de incêndio presente no carro está em ordem, para que assim, não existam surpresas caso seja necessário usá-lo.

Cuidar do carro é cuidar de um bem, por isso, não deixe de analisar as condições em que o seu se encontra, as melhores opções para bons cuidados e assim, contar com um carro sem em dia e bem tratado.