O sonho de adquirir um carro faz parte da vida de muitas pessoas. Ele facilita a locomoção para os mais diferentes lugares além de conseguir proporcionar um pouco mais de conforto no trânsito que enfrentamos no dia a dia.

Mas apesar das partes boas, existem também as partes ruins de ter um carro. Ele apresenta problemas internos e externos, pode sofrer acidentes e também roubos. Por isso, contar com algum tipo de segurança para o carro é fundamental.

Neste artigo, queremos falar um pouco sobre o alarme, o porquê é importante utilizá-lo e todas as vantagens que o equipamento oferece.

Os primeiros passos

Como o número de roubos de carros é alto, a preocupação em meio a população só aumentou e por isso, a busca por apetrechos tem sido cada vez mais alta.

Por razão disso, na hora da compra de um carro, o primeiro passo se dá é a instalação de um alarme. E pode ser por questões de insegurança, medo, vontade de ter mais tranquilidade, o alarme tem sido muito escolhido.

Os tipos de alarmes

Hoje em dia, existem alguns modelos de alarmes no mercado, os quais contam com especificidades diferentes de proteção aos automóveis. Conhecer um pouco sobre o funcionamento de cada um deles é muito bom.

Alarme volumétrico

Esse modelo usa de um sensor que é ultrassônico, o qual realiza a emissão de ondas sonoras no interior da cabine do carro, isso para que as movimentações sejam monitoradas por lá.

É um equipamento que conta com duas cápsulas. A primeira é um alto-falante e a outra um microfone. A primeira realiza a emissão de sinais que encontram a segunda.

Quando o carro está fechado, a onda sonora que chega até o microfone é uma, mas caso as janelas sejam violadas, por exemplo, o perfil desta onda vai ser alterado, o que faz a indicação ao módulo eletrônico que o carro está sendo violado, então ocorre o disparo sonoro.

Alarme perimétrico

Os carros zero km são mais comuns de contarem com esse tipo de alarme. Ele monitora apenas a abertura imprópria das portas, o qual ativa o alarme sonoro.

Como funciona?

Hoje em dia, a forma mais comum de realizar o acionamento de um alarme é a partir de controle remoto, o qual gera ondas de rádio, as quais são interpretadas pelo sistema que o faz ser armado.

Cuidar é fundamental

Depois de conquistar o sonho do carro, é preciso se atentar aos cuidados com ele. Segurança é muito importante e todos as manutenções também.

A limpeza do carro é fundamental. É possível fazer essa limpeza em casa, com o auxílio de mangueira, panos e aspirador de pó. Mas é possível também, realizar limpezas profissionais, as quais podem ser em lava-jato ou lavanderia industrial de carro.

Normalmente esses lugares tem tendas para eventos como proteção, contam com profissionais especializados na limpeza dos carros, além de produtos de alta qualidade para um carro limpo e brilhoso.

E além da limpeza, cuidar de itens como motor, freio, cuidar das manutenções como alinhamento, balanceamento, nível de óleo, nível de água, entre outros, é extremamente importante.

Cuidar bem do seu carro é essencial, por isso, não deixe de analisar as condições e conte sempre com um carro bonito, seguro e em ordem.