Se você costuma passar horas no trânsito dentro das cidades ou até mesmo se você viaja com frequência, saiba que existem alguns apps úteis para quem tem carro, muito utilizados para ajudar a passar o tempo, para manter a gestão das redes sociais (para aqueles que não podem ficar desconectados), para ajudar na localização, economia, entre tantos outros.

Caso você esteja pesquisando por aplicativos úteis, conheça os mais utilizados a seguir:

WAZE   

App disponível para Android e IOS e, sem dúvidas, um dos mais utilizados por quem tem carro é o WAZE.

Através do WAZE é possível andar em qualquer cidade como se fosse um morador local, basta ativar a sua localização no celular, colocar o endereço que deseja ir, que o app faz tudo para você.

Através dele é possível saber o estimado de tempo e o horário de chegada no destino, observar vias congestionadas, onde o aplicativo oferece rotas alternativas, informações sobre polícia, buracos na via, conectar às músicas do seu celular, encontrar postos de combustível, entre inúmeras outras funcionalidades.

Além disso, o app também é interativo, é possível que o passageiro, até porque o motorista não deve utilizar o celular enquanto está em movimento, avise os outros usuários do app que estão próximos sobre acidentes, buracos, etc.

Certamente, o WAZE é um dos apps mais utilizados e mais úteis para quem tem carro.

Google Maps

O Google maps é útil não apenas para quem tem carro, mas também para aqueles que estão a pé, ônibus, trem e bicicleta.

A funcionalidade básica dele é a mesma do WAZE, através dele é possível calcular rotas, onde o app escolhe o melhor caminho para você, verificar acidentes, ouvir alertas por voz, pesquisar locais no trajeto, tocar música durante a navegação (basta conectar com o aplicativo de música do seu celular), entre outras.

Além disso, o Maps ainda mostra a sua velocidade, o que ajuda para não passar com velocidade acima da permitida em radares móveis e fixos, salvar rotas para utilizar offline – ótimo recurso para que andará por locais sem sinal de celular-.Drive Awake

Aplicativo liberado para IOS possui a funcionalidade de acordar motoristas sonolentos. Isso mesmo, ele detecta quando o motorista do veículo está dormindo no volante e emite sinais sonoros para acordá-lo, isso é feito através da câmera do celular, que deve ficar ativa, assim ele percebe quando os olhos do condutor estão fechados.

Esse app é uma iniciativa de uma rede de cafeterias tailandesa chamada Café Amazon, perfeita para aqueles que costumam passar horas em frente ao volante seja na estrada ou na rotina do dia-a-dia.

SOS chuva

O SOS chuva é um aplicativo disponível para Android e IOS perfeito para quem precisa sair em dias chuvosos e quer acompanhar os pontos de chuva forte nas cidades.

O aplicativo SOS Chuva é desenvolvido pelo INPE / CPTEC e permite:

– visualizar, em tempo real, onde estão ocorrendo chuvas, cobrindo as regiões dos estados AL, BA, DF, MG, MS, PE, RJ, RN, RS, SC, SP.

– visualizar imagem de satélite que cobre toda a América Latina.

– verificar a intensidade da chuva

– acompanhar a evolução de sistemas convectivos

Segundo informam os administradores do app através do Google Play: “O aplicativo é parte do projeto temático CHUVA, financiado pela FAPESP. A base desta pesquisa é o radar de dupla polarização operando em Campinas, por 24 meses (duas estações chuvosas) para capturar eventos intensos de precipitação que forneçam as bases para o estudo dos processos físicos no interior das nuvens visando aprimorar a previsibilidade em curto prazo, a detecção de severidade e a estimativa de precipitação com radar e satélite em alta resolução temporal e espacial.”

Spotify e Deezer

Tanto o Spotify como o Deezer são aplicativos de música, podcast e notícias disponíveis para Android e IOS.

Ambos aplicativos possuem a versão gratuita e paga. Na gratuita você ouve músicas de forma aleatório, ou seja, não escolhe a ordem das músicas e ainda possuem algumas propagandas. Já na versão paga não existem propagandas e as funcionalidades são liberadas como, escolha de músicas, criação de pastas, etc.

Fuelio

O Fuelio é um aplicativo disponível apenas para Android muito utilizado por quem gosta de controlar e gerenciar dados sobre o veículo.

Pelo aplicativo é possível registrar informações como gastos com combustível, quilometragem, quantos quilômetros faz por litro, etc. Além disso, o app também calcula despesas com manutenção.

Onde Parei?

O Onde Parei é um app disponível para Android e iOS que pode agradar aos motoristas esquecidos ou desatentos que saem rapidamente do carro e não cuidam o local onde estacionaram.

Através do app é possível salvar a localização exata da vaga onde seu carro foi estacionado, assim, no momento que você quer voltar a seu veículo e não lembra onde deixou, o aplicativo ajuda, com precisão e agilidade, a retornar rapidamente.