Na hora de comprar um seminovo, é importante avaliar diversos pontos para garantir que aquele automóvel seja de qualidade e não se trata de um negócio que trará prejuízos no futuro. Afinal, infelizmente, o que não falta são ofertas de carros em más condições no mercado de usados.

No entanto, também existem excelentes negócios disponíveis em uma revenda de carros seminovos. Basta saber onde procurar e como avaliar as opções para encontrar veículos em ótimas condições a preços acessíveis.

Quer saber quais as avaliações a serem feitas para evitar fazer um mau negócio? Então continue lendo o artigo até o final.

1. Veja se o carro tem Selo de Procedência

Uma maneira fácil de evitar cair em golpes é verificar se o carro que você pretende comprar tem Selo de Procedência. Esse documento é um comprovante de que o automóvel foi aprovado em uma Vistoria Cautelar.

Uma Vistoria Cautelar é o processo que verifica a origem de um carro. Ela checa os documentos do automóvel, sua condição, se ele já foi sinistrado ou não, se tem algum recall por fazer, se teve quilometragem adulterada e vários outros elementos.

Na prática, a Vistoria Cautelar garante que aquele carro seminovo é exatamente o que aparenta ser. Isso ajuda a evitar golpes e faz com que o comprador saiba que, inclusive na questão documental, o negócio será bem-feito e sem problemas.

2. Procure um lugar com boa iluminação para avaliar

Quando for avaliar um carro seminovo para comprar, busque fazer a análise em um lugar com boa iluminação tanto natural quanto artificial. Se possível, leve uma lanterna pessoal para poder jogar focos de luz em determinados pontos.

Isso é importante, pois existem muitos detalhes que só podem ser observados se houver bastante luz para identificá-los, inclusive em cantos e encaixes do carro. Por isso, prefira fazer a observação em um lugar com boa iluminação.

3. Verifique o encaixe de aberturas no carro

Uma prática comum de algumas concessionárias não confiáveis ou de particulares é pegar um carro sinistrado que sofreu uma batida, reformá-lo ligeiramente e colocá-lo à venda. Infelizmente, não dá para confiar que esse automóvel estará em boas condições. Por isso, devemos evitá-los.

Para detectar se o carro foi batido ou não, observe com bastante atenção todos os encaixes de aberturas do veículo, especialmente todas as portas, o capô e o porta-malas. Se essas partes não se encaixarem perfeitamente, é sinal de que o carro possa ter sido reformado.

Além disso, verifique o número marcado na janela do carro. Se não houver a marcação ou se ela não bater com o chassi do veículo, é sinal de que o vidro foi trocado, muito provavelmente por causa de alguma batida ou acidente.

4. Busque por ondulações na lataria do veículo

Outro elemento que ajuda a indicar se um carro foi batido em algum momento são as ondulações na sua lataria. Normalmente, quando um automóvel se envolve em um acidente que pode ser corrigido com nova lataria, a seguradora envia o veículo para uma oficina de serviço rápido para pagar menos.

Dessa forma, a equipe não dá a devida atenção ao automóvel, não usa o mesmo tipo de metal ou isolantes térmicos que fazem parte do restante do carro. Por causa disso, é normal que a peça não encaixe perfeitamente ou, com o tempo, sofra algumas distorções por causa do calor.

5. Verifique se existem bolhas na pintura do carro

Além de carros com batidas leves, outro sinistro comum que faz com que o carro seja reaproveitado, é  o caso dos veículos inundados por enchente. Quando isso acontece, a seguradora envia outro carro para o dono, pega o que sofreu a inundação e dá um “banho de loja”: seca, pinta e vende.

No entanto, como não há um cuidado especial em lidar com os danos causados pela enchente, a umidade pode se acumular na lataria, especialmente por baixo da pintura. Se isso acontecer, é normal que a estrutura comece a enferrujar, criando bolhas por todo o automóvel.

Se for o caso, evite comprar esse carro seminovo a qualquer custo, uma vez que a ferrugem causa danos sérios à estrutura do veículo, o que pode causar um acidente e colocar sua vida e da sua família em perigo.

6. Evite comprar um seminovo com ferrugem interna

Ainda na questão dos carros sinistrados por causa de uma enchente, verifique por sinais de ferrugem interna no veículo. Normalmente, elas ficam escondidas no canto interno, perto das rodas, e também onde fica o estepe do veículo.

Se você notar qualquer sinal de ferrugem nessas regiões, é sinal claro de que o veículo passou por uma enchente. Claro que não é 100% confirmado, mas é muito provável. Se há ferrugem ali, então pode haver em outros lugares, inclusive na parte mecânica.

Por essa razão, fuja desse tipo de carro. Afinal, você não sabe em qual peça do carro pode surgir problema amanhã por causa de ferrugem. Pode ser o freio, o motor, a suspensão ou qualquer outra parte, colocando sua vida em risco.

7. Olhe o tempo que leva para dar partida no automóvel

O mais difícil de constatar na hora de avaliar um carro seminovo é a parte mecânica. Afinal, é preciso ter conhecimentos profundos sobre o tema e nem todo mundo tem um amigo mecânico disponível para fazer a avaliação.

Uma boa dica, no entanto, é perceber o tempo que leva para dar partida no carro. Se demorar muito mais que o normal (mesmo um ou dois segundos já é o suficiente), é motivo para ficar preocupado, já que é um sinal que o motor do veículo pode estar com problemas.

Outros sistemas como a suspensão e freio também são importantes, mas podem ser facilmente corrigidos, inclusive trocando algumas peças simples. Entretanto, trocar o motor do carro é muito difícil e caro. Se houver problema ali, não vale a pena adquirir o automóvel.

Seguindo essas dicas, vai ficar mais fácil comprar carro seminovo sem passar por tantas dificuldades ou perrengues. Só isso não é o suficiente para garantir que o veículo estará em 100% das condições, claro, mas já evitará que caia nos principais golpes.

Para ter certeza de que você comprará um veículo de qualidade, opte por negociar com as melhores concessionárias do Brasil. Se quiser comprar carro seminovo em Florianópolis, nós recomendamos os serviços da NoxCar. Todos os automóveis dessa concessionária têm Selo de Procedência e excelente qualidade.

E aí, que tipo de coisa você costuma verificar quando vai comprar um carro seminovo?