Uma das obrigações de todo motorista é saber como avaliar pneus antes de viajar. Afinal, eles são algumas das peças mais importantes de um automóvel e também entre as que mais dão problemas.

Isso sem falar no fato de que pneus bem cuidados ajudam a evitar acidentes, especialmente na época em que dirigir. Só no Ano Novo de 2020, por exemplo, foram mais de 800 acidentes nas estradas brasileiras.

Por isso, é essencial saber como avaliar pneus antes de viajar de modo a se prevenir de acidentes e evitar todos os tipos de problemas para curtir a folga com tranquilidade.

Quer saber como fazer isso? Então siga a leitura abaixo!

Verifique a calibragem dos pneus antes de viajar

Todo motorista deve verificar a calibragem dos pneus do seu carro pelo menos uma vez a cada duas semanas ou por mês. Isso porque a calibragem tem impacto direto na saúde do motor e no seu bolso.

Sim, no seu bolso. Afinal, quanto menos cheio o pneu estiver, maior a sua resistência ao rolamento. Quanto maior a dificuldade em girar, mais ele vai forçar o motor e maior será o gasto em combustível.

Já o cenário oposto também é preocupante. Um pneu cheio demais fica muito mais sensível a um impacto e pode estourar, causando um acidente sério.

Por isso, é importante seguir a tabela de calibragem de cada pneu e mantê-lo sempre com a pressão correta.

Veja o alinhamento e balanceamento antes de pegar a estrada

Outro elemento muito importante e essencial em relação aos pneus do seu carro é verificar se eles estão alinhados e balanceados corretamente.

Isso se faz necessário pois os pneus desbalanceados ou desalinhados pioram a dirigibilidade do carro, podendo causar um acidente sério.

Por exemplo, um carro com pneus desalinhados pode pender para um lado durante a direção, o que dificulta na hora de fazer curvas, especialmente em situações de espaço reduzido e pouca visibilidade, como é a serra da Mata Atlântica.

Já um pneu desbalanceado perde o bom contato com o chão e fica com menos dirigibilidade, o que pode causar um acidente.

Por isso, vá até uma oficina mecânica e faça uma avaliação rápida do balanceamento e alinhamento dos pneus para saber se está tudo em ordem antes de pegar a estrada.

O desgaste é importante ao avaliar os pneus antes de viajar

Um dos aspectos mais importantes a se ter em mente ao avaliar os pneus antes de viajar é o seu nível de desgaste.

O ideal é que eles ainda estejam longe de chegar ao TWI, especialmente considerando quanto você vai rodar nessa viagem. Dependendo da quantidade de quilômetros que serão rodados, pode ser que você precise passar em uma loja de pneus antes de pegar a estrada para trocar o seu jogo e poder dirigir tranquilamente.

Lembre-se de que conduzir o seu veículo com pneus carecas é uma infração gravíssima que, além de pontos na carteira, gera quase R$300,00 de multas para pagar.

Anote a medida do pneu do seu carro antes de viajar

Você sabe qual é a medida do pneu do seu veículo? Então é hora de aprender. Afinal, essa é uma informação importante de se ter antes de pegar a estrada.

Isso porque a medida do pneu é a informação que você vai usar quando for comprar um novo pneu, caso necessite.

Se você não sabe direito qual é a medida, poderá perder muito tempo escolhendo um, especialmente se viajar para um lugar que não tem um mecânico por perto.

Nesse caso, você teria de ir ao supermercado mais próximo para tentar comprar um pneu lá e os atendentes não saberiam como ajudá-lo.

A medida do pneu é bem simples de ler.

Confira um exemplo:

  • ●     205/55 R16 91 W.

Nesse caso, os números e letras equivalem ao seguinte:

  • ●     205 = largura nominal do pneu em milímetros;
  • ●     55 = relação entre a largura e a altura do pneu. No caso, o pneu tem altura que equivale a 55% da sua largura ou 112,75 milímetros;
  • ●     R = pneu radial;
  • ●     16 = tamanho do aro;
  • ●     91 = índice de carga;
  • ●     W = índice de velocidade.

Arranje um estepe antes de sair para uma viagem

Antes de pegar a estrada para viajar, o ideal é você verificar o estado do seu estepe. Afinal, nunca sabemos quando podemos precisar dele.

Por isso, é essencial dar uma olhada e ver se o seu estepe está em boas condições, está cheio e bem calibrado, se está sujo ou com problemas.

Caso precise, compre um estepe novo e o calibre corretamente para mantê-lo no carro em caso de necessidade.

Além disso, é importante dar uma analisada no percurso que você vai fazer para pensar no tipo de pneus que deverá usar. Por exemplo, se você usa um pneu on road no seu carro e pretende pegar uma estrada de terra, vale mais a pena alugar um veículo com rodas off road.

Isso faz sentido porque o dano que os pneus sofrerão ao andar na terra custará o valor do aluguel do carro que você poderá alugar.

E aí, aprendeu como avaliar pneus antes de viajar? Agora você já está pronto para pegar a estrada e curtir as férias.

Faltou alguma dica para completar o nosso guia? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!